quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aprender a Envelhecer sem ficar Velho





Amigos, como sabem acompanho muito de perto os meus pais e por isso contacto diariamente com a realidade de ir envelhecendo. Cada um de nós tem a sua maneira muito própria de olhar a vida, e para algumas pessoas, o aceitar as limitações inerentes ao avançar da idade, é algo inconcebível de tal maneira, que por vezes se esquecem de viver o presente, passando o tempo a lamentar o que foram no passado.




Temos de aprender a aceitar o evoluir normal dos anos, viver cada momento da melhor maneira possível e como se fosse o último, aprender a ter alegria e prazer nas pequenas coisas do dia a dia e acima de tudo, manter sempre a nossa mente e a alma jovens.

«Pode-se nascer velho, como se pode morrer jovem.»
(Jean COCTEAU)




«O meu sonho é morrer jovem com uma idade muito avançada.»
(JEANSON)

«A idade não é um pretexto para que se fique velho.»
(G. SLATTERY)




«Devemos preocupar-nos mais em juntar vida aos anos do que anos à vida.»
(Victor Hugo de Lemos)

«O bom lado das coisas:
por mais velho que se seja pode-se ser mais jovem do que nunca!»
(Albert Einstein)




Quando não podemos correr, apenas caminhamos, e quando não der para caminhar, podemos sempre recordar com ternura as nossas corridas passadas e contemplar com paz no coração tudo o que de belo ainda nos rodeia, apreciando sempre a música da vida.





O envelhecer é inevitável e o saber retirar o melhor partido do que temos no momento, é para mim a chave para estar bem com a vida e connosco próprios.

19 comentários:

  1. Querida Maria!
    Mais uma linda escolha! É certo o que falas sobre o envelhecer. Sinto-me da mesma forma, em espirito, o que sentia quando tinha cerca de 20 aos 30 anos. Serei sempre jovem!

    Um beijão.

    ResponderEliminar
  2. Grandes verdades essas...è o que precisamos mesmo! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. Bons pensamento, para registar e ter bem presentes.
    Lindo post!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Minha querida, palavras sábias que com certeza me ajudarão também.
    Um abraço fraternal, beijos.

    ResponderEliminar
  5. Maria querida
    Excelente escolha a tua minha amiga, Muito bom para nos ocupar nosso pensamento com algo verdade,que bom que é vir até aqui e encontrar todos os dias coisas maravilhosas neste teu cantinho de amor e carinho.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Maria
    O seu "post" levou-me a reflectir um pouco sobre esta realidade. Na verdade, temos que saber viver com a nossa idade para envelhecermos de forma tranquila. É triste envelhecer quando se é velho por dentro...
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  7. "O envelhecer é inevitável e o saber retirar o melhor partido do que temos no momento, é para mim a chave para estar bem com a vida e connosco próprios."
    Esta frase ja diz tudo.
    ADOREI o texto!

    ResponderEliminar
  8. Querida amiga, não podemos deixar que a nossa criança interior envelheça. O tempo passa, os sinais são visiveis em nossos corpos, mas temos que manter nosso espírito jovem e feliz. Lindo esse carinho que você tem com seus pais. Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Maria...
    "O envelhecimento não está nas rugas, nem na falta de força física, mas sim no esvaziamento dos ideais."
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  10. muito bacana essa coletânea de frases. A sabedoria do envelhecer!
    a carcaça que fica mais velha, o interior da gente fica é mais desenvolvido, né, mais sábio!

    gostei!
    bom dia

    ResponderEliminar
  11. Olá Maria!
    É um tema sempre oportuno e atual.
    Devemos viver, saborear e agradecer a Deus cada momento que é o milagre da nossa existência; mostrarmos que estamos VIVOS enquanto estivermos vivos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Olá, Maria

    Um tema muito importante e que merece toda a nossa atenção, especialmente, com o país envelhecido que temos em que a baixa de natalidade não permite uma equilibrada mudança de gerações.A esperança de vida aumentou mas nem por isso a qualidade de vida que desejaríamos.
    As palavras do seu post são muito oportunas porque conservar a juventude interior projectando-a no quotidiano é a melhor maneira de viver a vida numa altura em que falha a saúde e a força física.

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
  13. Oi Maria,Divagar sobre tudo um pouco é Destaque do mês no Detudoumpouco,ofereço selinho Destaque com muito carinho.Lindo dia para você,beijos
    http://mariaselmadr.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Assim Deus me ajude.
    Sinto que tenho um espírito jovem dentro de um corpo que nem sempre correspondo mas eu... forço-o!

    Beijosssss

    ResponderEliminar
  15. Maria minha querida...quantas verdades...penso que temos que viver cada dia sabendo envelhecer com sabedoria, fazendo as pazes com as diferentes fases da vida...
    Beijinhos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  16. Maria
    Pode dizer-se que este post é uma terna homenagem aos seus pais, com certeza! Por mim, acrescentarei que é um hino ao envelhecer pacífico!
    Assino por baixo da ciatação de JEANSON: «O meu sonho é morrer jovem com uma idade muito avançada.»
    Oxalá!...
    Beijinho
    Joaquim

    ResponderEliminar
  17. Maria,lindas frases de muita sabedoria e verdades...envelhecer sem se preocupar com a idade,aproveitar os anos que são dados de presente e viver de acordo com nossas possibilidades,se não corro mais ando se não ando mais lembrar qtas coisas boas já vivi e sentir que ao meu redor sempre haverá alguem para uma palavra amiga...e qdo nem mesmo lembrar apenas sorrir,um sorriso puro igual de uma criança que encanta,emociona e nos dá muita paz...amiga,agradeço seu carinho,beijos

    ResponderEliminar
  18. Para quem tem mais de 65 anos

    Ivone Boechat (autora)


    1 - Tome posse da maturidade. A longevidade é uma bênção! Comemore! Ser maduro é um privilégio; é a última etapa da sua vida e se você acha que não soube viver as outras, não perca tempo, viva muito bem esta. Não fique falando toda hora: “estou velho”. Velho é coisa enguiçada. Idade não é pretexto para ninguém ficar velho. Engane a você mesmo sobre a sua idade, porque os psicólogos dizem que se vive de acordo com a idade declarada!

    2 - Perdoe a você antes de perdoar os outros. Se você falhou, pediu perdão? Deus já o perdoou e não se lembra mais. Mas você fica remoendo o passado... Não se importe com o julgamento dos outros. Só há dois times no Universo: o do Salvador e o do acusador. Neste último você sabe quem é goleiro. Continue no time do Salvador.

    3 - Viva com inteligência todo o seu tempo. Viva a sua vida, não a do seu marido, dos filhos, dos netos, dos parentes, dos vizinhos... Nem viva só pra eles, viva pra você também. Isto se chama amor próprio, aquilo que você sacrificou sempre! Nunca viva em função dos outros. Faça o seu projeto de vida!

    4 - Coma muito menos; durma o suficiente; não fique o dia inteiro, dormindo, dando desculpa de velhice. Tenha disciplina. Fale com muita sabedoria. Discipline sua voz: nem metálica, nem baixinha; seja agradável!

    5 - Poupe seus familiares e amigos das memórias do passado. Valorize o que foi bom. Experiências caóticas, traumas, fobias, neuroses, devem ser tratadas com o psicoterapeuta. Não transforme poltrona em divã, ouvido em descarga.

    6 - Não aborreça ninguém com o relatório das suas viagens. Elas são interessantes só pra quem viaja. Ninguém aguenta ouvir os relatórios e ver fotografias horas e horas. Comente apenas o destino e a duração da viagem, se alguém perguntar. Aprenda a fazer uma síntese de tudo, a não ser que seus amigos peçam mais detalhes. Se alguém perguntar mais alguma coisa, seja breve.

    7 - Escolha bons médicos. Não se automedique. Não há nada mais irritante do que um idoso metido a receitar remédio pra tudo o que o outro sente. Faça uma faxina na sua farmácia doméstica.

    8 - Não arrisque cirurgias plásticas rejuvenescedoras. Elas têm prazo curto de duração. A chance de você ficar mais feio é altíssima e a de ficar mais jovem é fugaz. Faça exercícios faciais. Socorra os músculos da sua face. Tome no mínimo oito copos de água por dia e o sol da manhã é indispensável. O crime não compensa, mas o creme compensa!

    9 - Use seu dinheiro com critério. Gaste em coisas importantes e evite economizar tanto com você. Tudo o que se economizar com você será para quem? No dia em que você morrer, vai ser uma feira de Caruaru na sua casa. Vão carregar tudo. Não darão valor a nada daquilo que você valorizou tanto: enfeites, penduricalhos, livros antigos, roupas usadas, bijuterias cafonas, ouro velho... prataria preta, troféus encardidos, placas de homenagens. Por que não doar as roupas, abrir um brechó ou vender todas as suas bugigangas, apurar um bom dinheiro e viajar?

    10 - A maturidade não lhe dá o direito de ser mal educado. Nada de encher o prato na casa dos outros ou no self-service (com os outros pagando); falar de boca cheia, ou palitar os dentes na mesa de refeições (insuportável).

    11 - Só masque chiclete sem testemunhas. Não corra o risco de acharem que você já está ruminando ou falando sozinho.
    Leia o texto na íntegra aqui:
    http://espacolivredoportal.blogspot.com.br/2012/06/para-quem-tem-mais-de-65-anos-ivone.html

    Extraído do livro Educação-a força mágica de Ivone Boechat

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.