segunda-feira, 4 de abril de 2011

Flor-de-Cera


A Flor de Cera, flor-de-porcelana, Hoya carnosa, é originária da Austrália e da China. Existem cerca de 200 espécies, é uma trepadeira perene, possui folhas carnudas e espessas, de formatos muito diversos, incluindo as variedades de folha retorcida e as de folha matizada.


Hoya Carnosa

As inflorescências são pendentes, como pequenos buquês carregados de flores cerosas, brancas a rosadas, em forma de estrela e delicadamente perfumadas.



No Verão surgem cachos de flores em forma de estrela, muito aromáticas, parecendo ser feitas de cera ou porcelana. Pode ser cultivada em vasos, canteiros e jardineiras, sempre com um suporte para fixação.

Hoya Coriacea

Condições de cultivo
A flor-de-cera multiplica-se por estacas de galho. Depois de formada a muda, uma boa dica é plantá-la para que cresça sobre uma caramanchão interno e até num vaso grande equipado com um anel de arame, onde a trepadeira possa apoiar-se.


Hoya-carnosa-red

Luminosidade
Precisa de bastante luz para a floração mas não tolera o sol directo nas horas mais quentes do dia.


Hoya cinnamonifolia

Clima ideal
Moderadamente tolerante às baixas temperaturas, prefere uma faixa entre 15 a 25ºC. Em regiões de clima frio, pode ser cultivada em estufas ou no interior das residências.


hoya lasiantha

Regas
No período da Primavera e Verão necessita de regas regulares, mas no Outono e Inverno o ideal é reduzir bastante a frequência, deixando secar a superfície do substrato entre uma rega e outra.


Hoya pubicalyx Royal Hawaiian Purple

Floração
Floresce no Verão. Os ramos sem flores não devem ser podados pois florescerão no próximo ano.


Hoya pubicalyx Red Buttons


Fontes e Fotos : “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Flores guia”; “Floresnaweb”; outros Net.


Hoya pubicalyx jungle garden

"Ilumine a sua vida com a delicadeza das flores" (autor desconhecido)

55 comentários:

  1. De uma enorme beleza esta flor!
    Parabéns pelo post.
    Boa semana!
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  2. Muito bela esta flor.
    Por aqui parece-me não ser uma planta muito vulgar

    ResponderEliminar
  3. É muito bom começar a semana com tão belas imagens.Beijos

    ResponderEliminar
  4. É linda esta planta. Tenho uma espécie no meu jardim e realmente fica esetacular quando se enche de cachos de flores.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  5. Adorei suas flores!
    Estive numa ilha tropical, nesta minha grande ausência, em que as flores ao nascer se vão transformando em árvores. O mar, o sol, a vegetação de todos os tamanhos e todas as cores
    e as árvores de flores que nós temos em vasos
    minusculos nas nossas casas e mesmo nos jardins.

    Sua postagem me transportou nas asas do vento,
    até esse paraíso na terra e agradeço!

    Também agradeço suas visitas, assíduas, ao que escrevo. Suas visitas, são uma honra!
    Tenho estado doente e ainda estou proibida de escrever, mas aos poucos, vou visitar quem se tornou meu amigo e apesar da ausência, nunca me abandonou e aos meus versos.

    Dessa Ilha de que falei, veio o
    meu poema "ILHA" postado nos "7degraus"

    .
    Lindo seu blogs
    E suas visitas
    Aos outros blogs...

    "Lhe deixo um pouco de mim
    E lhe levo um pouco de si"...

    Maria Luísa

    ResponderEliminar
  6. Essas completas desconhecidas me encantaram. Nunca havia ouvido falar. Flores de cera. Até o nome é romântico e suave.

    ResponderEliminar
  7. Que lindas... me encantei demais em ver tamanha beleza, cores e variedades... lindoooo
    Minha querida amiga, tenha uma semana maravilhosa...beijos
    Valéria

    ResponderEliminar
  8. Amada amiga, me encanto e admiro profundamente essa sensibilidade e competência que voce tem em nos presentear com tão lindos e sempre perfumados posts! E ainda enriquece com muita sabedoria os nossos conhecimentos! Obrigada de coração!

    Deixo carinhos pra você, e o desejo de que tenhas uma linda e abençoada semana!
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. bom dia Maria...

    que delicia começar a semana vindo aqui nesse jardim florido e cheiroso...

    adorei!!!

    obrigada por dividir comigo tanta beleza
    beijinhos...

    ResponderEliminar
  10. QUERIDA MARIA AGRADEÇO A SUA GENTILEZA DE SEMPRE ESTÁ AQUÍ ME VISITANDO, MESMO QUANDO DEMORO, ESTOU MELHORANDO BREVE ESTAREI MAIS ASSIDÚA. ADOREI AS SUAS FLORES LINDAS, É MAIS UM PRESENTE PARA NÓS AS SUAS AMIGAS, E QUANDO SINTO SAUDADES DE UMA CASA COM UM QUINTAL PARA FAZER UM LINDO JARDIM, COMO TINHA ANTES DE MORAR EM APARTAMENTO, ASSSIM CONFORMADA O MEU TERRAÇO É TODO ENFEITADO DE PLANTAS. UM ABRAÇO CARINHOSO CELINA.

    ResponderEliminar
  11. nossa, a natureza é simplesmente perfeita!!!!!!!!!!!!!
    lindas....

    ResponderEliminar
  12. Tudo muito lindo mesmo, imagens encantadoras.

    ResponderEliminar
  13. Lindissimas as suas flores de cera Maria!!!
    Adorei ver, já conhecia algumas!!!
    1 beijo
    Lídia

    ResponderEliminar
  14. Querida amiga ..venho regar nossa amizade sentir em pensamento o perfume de cada flor.
    Linda semana beijos meus,Evanir.

    www.aviagem1.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Maria que lindas flores…

    Morro de saudades do quintal de minha vó, por lá plantei roseiras e pés de manga, que hoje em dia fazem tudo por lá ficar colorido e aromático, a minha infância, foi entre livros e vegetais, colorir-me à vontade… rs

    Abraços querida, ótima semana pra ti.

    ResponderEliminar
  16. Amiga estou passando para lhe agradecer o carinho que me tem dedicado nas suas palavras, seja sempre esse ser abençoado por Deus e posto ao serviço dele, para amar o próximo.
    Beijos de luz e muita paz

    ResponderEliminar
  17. Amo flores! E adorei a postagem! Quero te desejar uma ótima semana. bjs

    ResponderEliminar
  18. Lindas essas flores, parecem aveludadas. Lindas também as fotos. Beijos com carinho

    ResponderEliminar
  19. Maria
    São lindas eu só tenho 3 cores e uma delas ganhou um fungo estou a tratar dela.
    Querida tem um miminho no meu cantinho.
    Beijonho

    ResponderEliminar
  20. Que beleza!!! Flores, que jamais pensei existir.

    ResponderEliminar
  21. Lindo Maria, lindo demais!
    Amo essa flor, mas não conhecia essa variedade de
    cores..
    Me encantou muito!
    Parabéns pela belíssima postagem!
    Passear por suas páginas é como estar em um sonho lindo!..
    Grata pela agradável visita ao blog, fico muito feliz.
    Linda noite e ótima semana.

    Um beijo na alma.

    Marion

    ResponderEliminar
  22. Maria,são deveras uma delícia estas flores.Tenho uma das espécies e é um orgulha vê-las.Um abraço e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  23. É primavera com certeza, e a luz faz festa nas flores.

    "Nosso Coração é Uma Casa onde ninguém entra e sai, com ou sem nossa permissão, sem deixar marcas nas paredes."

    (Letícia Thompson)


    ...........|""""""""""""""""""""""""||_
    ...........|Neste "♥" tem amizade, |||"|""___
    ...........|________________ _ |||_|___|)
    ...........!(@)'(@)""""**!(@)(@)***!(@)

    Trago um caminhão de sucessso e alegria pra tua semana.
    Beijo da amiga.

    ResponderEliminar
  24. Que maravilha!!!!!!!!!!! Encanta até ao mais profundo de nós mesmos!
    Obrigada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Olá grande amiga Maria!
    Passei para te ler e desejar uma bela continação de semana! Essas flores são lindissimas!

    Um carinhoso beijo.

    José Sousa

    ResponderEliminar
  26. Maria

    Consigo ver nos seus posts a sua delicadeza... nestas flores vejo o seu rosto e até sinto o perume que exala...

    Acredita que pensei que fossem de cera mesmo?

    Lindas!

    Bjs
    Chris

    ResponderEliminar
  27. Olá Maria
    Tenho uma ligação muito forte a essa flor, a da 1ª imagem, tenho-a há cerca de 30 anos foi-me dada pela minha mãe. A planta todos os anos me encanta com a sua flor, a mãe essa já não existe na minha vida há cerca de 15 anos...por isso tem um valor incalculavel para mim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi a sua resposta hoje dia 25 de janeiro de 2016. Fez-me chorar. Também aconteceu assim comigo. Um dia fiquei só ( sem mãe) mas com a flor que não sei onde por, mas vou lutar por ela. Saúde para você.

      Eliminar
  28. Olá, Maria
    Acho a flor de cera uma maravilha! Eu tenho duas plantas na minha varanda, e têm-se dado muito bem. As flores são iguais a essa da 1ª.imagem, parecem veludo e o centro porcelana.
    A varanda é fechada, tipo marquise, e quando elas estão em flor, à noite quando vou fechar as persianas sinto um perfume delicioso.
    Já fiz um post em que falava delas, mas não com tanto pormenor, até porque o assunto principal era outro.
    Gostei muito deste teu post.

    Boa semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Oi Maria,
    Estas flores são belíssimas. Eu tenho uma na cor salmão, e na sua florada eu me encanto com tantos buques de flores minúsculas e perfumadas.
    Abençoada semana
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria de obter mudas. Por gentileza me ajude..
      Agradeço atenção.
      claudete

      Eliminar
    2. Respondendo a anónimo
      Eu gostaria muito de ajudar, mas eu não sou expert neste assunto. Adoro flores e para além das fotografias gosto de incluir alguma informação sobre elas.
      Procurei na net e deixo abaixo 3 links onde penso que talvez possa adquirir:
      http://www.jardimdeflores.com.br/
      http://www.cultivando.com.br/
      http://lista.mercadolivre.com.br/
      Um abraço
      Maria

      Eliminar
  30. Querida amiga, que maravilhosa postagem, acho a flor de cera uma das flores mais lindas. É tão delicada, tão sensível, é um espetáculo. Beijocas

    ResponderEliminar
  31. Maria,
    que beleza de post,começando com uma bela imagem,seguida do poema de Cecilia Meirelles,
    nos deixando o perfume das flores.Parabéns!
    Obrigada pela visita e seu comentário.
    Desejo-lhe:Boas energias,paz,saúde e sucesso!
    abraço,
    Mari

    ResponderEliminar
  32. Amei sou apaixonada, por essa flor, Bjnhos.

    ResponderEliminar
  33. Amo esta flor, ganhei uma de uma pessoa que amo muito. Até então não conhecia a mesma. Busco significado dela. Que mensagem ela transmite. No caso das rosa amor...
    Parabéns a sua paginas esta maravilhosa, conheci um pouco desta flor tão delicada.
    Isolde

    ResponderEliminar
  34. Eu tenho aquela brankinha acho que eh mais comum,eu nem sabia que tem outras especies ,achei lindas ... minha mae que tbm ama flores vai amar.. vou mostrar as fotos pra ela !!!

    ResponderEliminar
  35. Boa tarde,
    Também um pouco por divagação acabei por passar por aqui.
    Um obrigada pelas imagens e tb pela informação que junta que são preciosas.e uma flor da qual mto gosto.
    BEM HAJA
    Carla Nóbrega

    ResponderEliminar
  36. que linda a flor de cera.AMei.....quero adquirir uma muda.parabéns

    ResponderEliminar
  37. Tenho um exemplar de cor branca. Gostaria de adquirir algumas outras, como faço? Desde já agradeço. Parabebéns pelo lindo site.

    Romildo Gurgel

    romildogurgel@ig.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostaria muito de ajudar, mas eu não sou expert neste assunto. Adoro flores e para além das fotografias gosto de incluir alguma informação sobre elas.
      Procurei na net e deixo abaixo 3 links onde penso que talvez possa adquirir:
      http://www.jardimdeflores.com.br/
      http://www.cultivando.com.br/
      http://lista.mercadolivre.com.br/
      Um abraço
      Maria

      Eliminar
  38. oi maria sou amante ,de flor de cera ,amo seu perfume.procuro pela cor amarela,ou marron ñ sei o nome mas gostaria de comprar.vc pode me indicar fornecedor? beijosss ameiseu blog




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Ignez

      Obrigado pela sua visita.
      Eu pesquisei na net e deixo 2 links que vendem mudas desta linda planta

      http://lista.mercadolivre.com.br/jardins-plantas-sementes/mudas-de-flor-de-cera
      http://www.pomarvirtual.com.br/14-mudas-de-flor-de-cera.html

      Beijinhos
      Maria

      Eliminar
  39. Boa noite, Maria Rodrigues!
    Belíssimas flores você postou e muito aprendi.
    Sucesso & felicidades para você.
    L.Athayde.

    ResponderEliminar
  40. Boa Noite Maria Rodrigues!

    Pesquisando por flores, descobri o seu blogue
    Parabéns pela oferta das flores que postou.
    E muito Obrigada por toda a informação disponibilizada.
    Vou segui-la para saber mais.

    Beijinho
    Aira

    ResponderEliminar
  41. D.MARIA PODIA PÔR O NOME DELAS PARA SE SABER AS VARIEDADES QUE HÁ PODE SER ? OBRIGADO

    ResponderEliminar
  42. São relativamente raras nao conseguia encontrar o nome desta. que é das flores mais belas que conheço, obrigada estou esclarecida e feliz consegui. fazer vasos para amigas mas convencida que foram acasos! umau delas até foi através de uma folha, mais uma vez obrigada bjs

    ResponderEliminar
  43. São relativamente raras nao conseguia encontrar o nome desta. que é das flores mais belas que conheço, obrigada estou esclarecida e feliz consegui. fazer vasos para amigas mas convencida que foram acasos! umau delas até foi através de uma folha, mais uma vez obrigada bjs

    ResponderEliminar
  44. Boa tarde Maria, realmente são flores maravilhosas, tenho a Hoya Carnosa a primeira do topo, esta semana ela estava com 17 cachos muito muito linda
    Parabéns

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.