domingo, 27 de março de 2011

Doador de Medula Óssea - Um gesto de Amor


A Minha querida amiga Tatiana, do blog "Simplesmente Amor", junto ao amigo Milton Kennedy (autor do desenho abaixo), propuseram falar da importância da Doação de Medula Óssea.

Não poderia deixar de ajudar nessa campanha.


Um gesto de amor que pode Salvar Vidas.

Para ser um doador, além da sua vontade, é preciso ter entre 18 e 55 anos e estar com saúde (hipertensos e diabéticos também podem doar) e não há peso mínimo como para doadores de sangue.

Através de uma pequena amostra do seu sangue (5 ml) são realizados testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente. Verificada a compatibilidade só aí o doador é convocado para fazer a doação.

Muitos imaginam que retiram toda nossa medula, mas na realidade é extraído menos de 10% (e ela recompõe-se rapidinho, em torno de 15 dias). Há duas formas de coleta: pode-se retirá-la através de uma agulha inserida próximo à bacia, ou ainda pela veia, depois de ingerida uma medicação que faz as células da medula migrar para o sangue periférico.

Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro, mas para o paciente, será a diferença entre a vida e a morte.


Participe também divulgando esta campanha. Reproduza o desenho acima no seu blog ou site e se possível faça uma doação, salvar uma vida é sentir que se ganhou uma estrela no céu.

"A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo"



10 comentários:

  1. linda idéia, apoio. lindo domingo queria maria, bjinho terê.

    ResponderEliminar
  2. Os meus filhos já se inscreveram.
    Nós doamos a nossa boa vontade.
    Passámos para lá dos sessenta.

    ResponderEliminar
  3. Oi Maria,
    vim agradecer sua visita e adesão a campanha (idealizada pela Tatiana), brigadão mesmo!

    Grande abraço, saúde e muita paz!

    Ah, o azul é minha cor preferida! rsrsrsrs

    ResponderEliminar
  4. Um gesto de amor verdadeiro!

    "Toda oportunidade tem um custo. Se aproveitada torne-se um investimento . Se negligenciada pode tornar-se um débito irrecuperável."

    Paz e bem!!!

    ResponderEliminar
  5. Maria
    Bonito demais este teu gesto. Adorei.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Tb divulguei em meu blog amiga...

    Bom domingo!

    beijooo.

    ResponderEliminar
  7. Adorei a iniciativa e abracei a ideia!

    ResponderEliminar
  8. Querida Maria

    É acto de amor a divulgação da iniciativa ligada à doação de medula óssea.Bem hajam todos aqueles que tiveram essa ideia.

    Beijos
    Olinda

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.