19/01/2011

Figueira da Foz


A Figueira da Foz é uma cidade no distrito de Coimbra, inserida na região Centro e situada na foz do rio Mondego.


É uma cidade costeira, terra de pescadores, rica em história, cultura e tradição. As praias de areia dourada, juntam-se à animação desta cidade que é cheia de vida, cor e alegria.

Percorrendo os longos passadiços de madeira, chega-se até à praia onde podemos apreciar o mar imenso de um azul magnifico.


 Foto: Pessoal

A Figueira da Foz conta com 20 praias distribuídas pelas suas freguesias, sendo as mais conhecidas a praia de Buarcos e a praia do Cabedelo.

A visitar
A Figueira da Foz é rica em património monumental, seja civil, militar ou religioso.

■ FORTE E CAPELA DE SANTA CATARINA DE RIBAMAR
Edificado no século XVI, sobre as rochas no leito do Mondego, esta construção militar é o cartão de visita para quem chega à cidade da Figueira da Foz. Dentro do forte existe uma capela conhecida por capela de Santa Catarina, com uma esbelta imagem da padroeira, do século XVIII.


Foto: Pessoal


■ PALÁCIO SOTTO MAYOR
Situa-se na Rua Joaquim Sotto Mayor, no interior de um formoso jardim. Foi construído no princípio do século XX por Gaston Landeck e trata-se de um luxuoso palácio em estilo francês com uma impressionante fachada.

■ IGREJA DO CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO
O convento foi fundado em 1527, por Frei António de Buarcos, com o apoio de D. João III e a benemerência de António Fernandes de Quadros, Senhor de Tavarede. Como espaço religioso apenas resta a Igreja de Santo António, dado que todos os outros edifícios foram submetidos a outras funções.

■ PELOURINHO DA FIGUEIRA DA FOZ
Situado na Praça do Comércio e datado do século XVIII - 1782. Foi classificado de “Monumento Nacional” em 1910. Exemplo de arquitectura civil barroca, é constituído por um pedestal e uma elegante coluna torcida, coroada com capitel compósito onde estão esculpidas as armas nacionais.

■ TORRE DO RELÓGIO
A torre está situada no Bairro Novo, na freguesia de São Julião, juntinho ao mar. A sua construção começou em 1942 e foi inaugurada cerca de 5 anos depois. O arquitecto responsável pela sua construção foi João António de Aguiar.

 Foto: Pessoal


Vá visitar, Vale a pena.

Fontes: http://www.rotasturisticas.com/; http://www.guiadacidade.pt/; http://www.regiaocentro.net/; http://www.figueiraonline.com/;  http://www.verportugal.net; outros



Foto: Pessoal


Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Figueira da Foz

2 comentários:

  1. Olá Maria!!

    Belíssimas fotos!!Fiquei louca de vontade de conhecer!!Deve ser maravilhoso caminhar por ai...
    Quem sabe um dia...
    Deslumbrante teu post!!!
    Beijos!!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Que lugar mais lindo minha querida...dá uma vontade imensa de ir até aí...conhecer de pertinho tantas belezas...

    Beijinhos
    Valéria

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo