30/11/2010

Hoje é um dia ESPECIAL

Hoje é um dia muito ESPECIAL o meu António faz aninhos, por isso ...

Este é o teu dia, e eu e os "meninos", desejamos que cada segundo da tua vida seja repleto de alegria, amor, paz e harmonia. Gostariamos de poder dar-te a estrela mais brilhante do Universo para iluminar sempre o teu caminho, mas como isso não é possível, damos-te todo o nosso amor, para que mesmo quando estás longe de nós, te sintas sempre acompanhado e seja a luz do amor que te guie, ao longo da tua jornada pela vida.

Que o teu dia seja radioso e pleno de felicidade.


Soneto do Amor Total

Amo-te tanto, meu amor ... não cante
O humano coração com mais verdade ...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.

Vinícius de Moraes



"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente." Érico Veríssimo


Ler o post completo

29/11/2010

Não acorde o poeta! - Poema de Chris Amag



O poeta pode ficar horas olhando a chuva que cai
Para depois admirar as gotas que ficam nas flores...
Pode não perceber que o sinal já está verde,
Pois se esquece do tempo, observando o movimento.

Ah... O poeta... Fica pensando no nada, mas em tudo,
Enquanto os versos fervilham na sua cabeça, fica mudo...
Quem vê esse processo de sono profundo, não entende
Que ali dentro dele, mora tanta coisa, até o mundo.

E dizem: “acorda!”, “por onde andam os seus pensamentos?”
...Se soubessem por onde andam, ficariam cansados,
Nunca mais reclamariam do marasmo, da lentidão,
Pois, não conseguiriam acompanhar os seus passos.

Os seus versos percorrem os caminhos áridos,
As pessoas que cruzam as ruas movimentadas,
O céu, as estrelas, a casa abandonada e a vida...
Seus poemas atravessam o tempo e o espaço.

Ah... O poeta... Ele vê os olhos brilhantes dos enamorados,
Vê o sorriso triste do palhaço, que se esconde no vermelho,
Vê a planta que brota, o pássaro que se exibe no céu
E as injustiças do mundo, até as que ninguém vê.

Então, “por favor”, não critique o poeta, não o acorde,
Ele não pode olhar a vida sem senti-la, ele respira isso,
Não o chame de lento, de desatento, de desligado...
Ele nunca desliga, está sempre ligado nos seus versos!


Chris Amag
do blog "Poemas de Chris Amag"

A querida amiga Chris escreve com o coração, são poemas maravilhosos que vêm de uma alma doce e encantora e por isso têm uma magia muito especial. Merece sem sombra de dúvidas uma visita.


"A poesia é o eco da melodia do universo no coração dos humanos." (Rabindranath Tagore)
Ler o post completo

27/11/2010

Apreciar o belo - Preservar a natureza


Descanse um pouco, suspenda a sua rotina por alguns minutos e veja como é belo o nosso planeta.

Descontraía, deixe divagar o seu espírito ...
... e boa viagem !




"Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido."
Leonardo da Vinci


Para que as gerações futuras possam continuara a apreciar tanta beleza, e para que não sejam só recordações de um passado longínquo, há que tomarmos consciência de como é importante protegermos, preservarmos e respeitarmos o nosso Planeta.



As pequenas atitudes de cada um de nós podem fazer a diferença! Vamos fazer a nossa parte e unir os nossos esforços garantindo assim, um futuro sustentável, um planeta verde, limpo e saudável.
Ler o post completo

26/11/2010

Peru - La República del Peru

Por vezes não é possível viajar, as razões podem ser várias, falta de dinheiro, de saúde, idade avançada, enfim podem existir diferentes factores e motivos. No entanto, isso não deve ser impeditivo de conhecer novos locais e costumes, podemos viajar sem sair da nossa cadeira, vendo fotografias que nos transportam, se assim a nossa predisposição quiser, a lugares longínquos.

Para todos os que gostam de viajar, nem que seja através da imaginação, aqui deixo fotos e informações, que nos vão permitir conhecer um pouco mais outras terras e culturas.

Hoje vamos viajar até … Peru.

Boa viagem!

O Peru é um país latino-americano limitado ao norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil e pela Bolívia e ao sul pelo Chile. O seu litoral é banhado pelo Oceano Pacífico.


Foto:  http://www.globeimages.net/

A zona sul é o local de maior concentração da população do país. Na região de serra estão os Andes, a cadeia montanhosa mais extensa do mundo, que cruza o Peru de norte a sul. Já a região de selva, a maior de todas, possui uma grande área de mata amazónica e possui a menor concentração de pessoas do Peru.

A sua capital é Lima um dos mais importantes centros históricos do mundo, onde passado e presente vivem em perfeita harmonia.

Foto: http://wallpapers.brothersoft.com

Língua: o espanhol, ainda que um número significativo de peruanos fale quechua e outras línguas nativas.

Demografia
O Peru é um dos três países das Américas em que os povos indígenas constituem a maioria da população - os outros dois são a Bolívia e a Guatemala. Quase metade de todos os peruanos, 45% da população, são ameríndios. Os dois maiores grupos étnicos indígenas são os quechua e, em número um pouco menor, os aymará. Além destes dois grandes grupos existem várias dúzias de pequenas tribos ameríndias espalhadas pelo país, ao longo dos Andes e na bacia amazónica.

Foto:  http://www.globeimages.net/

Os mestizos, termo que designa pessoas de sangue misto ameríndio e europeu (maioritariamente espanhol), constituem cerca de 37% da população. Os peruanos de origem europeia são cerca de 15% da população.

Relevo
As planícies costeiras ocidentais estão separadas pelas terras baixas orientais cobertas pela selva da bacia do Amazonas, pelas altas e escarpadas montanhas dos Andes (a sierra). A sierra pode própria ser dividida em três conjuntos: a Cordilheira ocidental, principal cadeia montanhosa, com os seus elevados cumes vulcânicos, com uma importante actividade sísmica que protegem o ponto culminante do Peru, o Huascarán (6768 m); a Cordilheira central e a Cordilheira oriental. Ao Sul, a cadeia dos Andes afasta-se para deixar o lugar à imensa e elevada extensão designada por - Altiplano.


Foto: 1ms.net

O Huascarán (Inscrito na lista de Património Mundial em 1985) é o segundo parque natural mais alto dos Andes da América do Sul e constitui o coração da cadeia montanhosa tropical mais alta do mundo. As suas altas superfícies planas e o cume glacial sempre nevado, são o ambiente onde convivem diversas espécies de fauna como o condor, a vicunha, o cervo de rabo branco, o puma, a vizcacha, o gato e o zorro andino.

Alguns dos Locais a Conhecer:

Lima

Lima é a capital do Peru, sendo uma magnifica e interessante cidade. O seu nome vem da palavra Rimac, um rio que atravessa a cidade. A cidade foi fundada em 1535 pelo colonizador espanhol Francisco Pizarro, sendo também conhecida pela cidade dos reis devido a data da sua fundação ser a 6 de Janeiro. É o centro politico, administrativo e cultural do Peru.


A visitar em Lima, entre muitos outros pontos de interesse:

Praça Maior: Uma Praça com charme, e muito bonita. Coração da cidade que começou a bater no mesmo dia da fundação dela e que na actualidade está remodelada. Realça a fonte de metal de bronze, coroada por uma estátua do Ángel da Fama que leva uma trompete na mão esquerda e uma bandeira com as armas da cidade do rei na direita.


Foto: http://www.globeimages.net/

Catedral de Lima: Localizada em frente á Praça Maior, começou a ser construída o mesmo dia da fundação da cidade, a 18 de Janeiro de1535. Originalmente, era um templo modesto, mas em 1564, Jerónimo de Loayza, projectou um templo de dimensões grandes, á semelhança da Catedral da cidade de Sevilha em Espanha.

Palacio Torre Tagle - Uma bela construção do começo do século XVIII com balcões lavrados em madeira nobre e portal de pedra esculpida.


■ Cuzco
Um destino turístico imperdível no Peru. Capital do império Inca, com um património riquíssimo de construções coloniais e vestígios arqueológicos pré-colombianos. A UNESCO declarou a cidade e especialmente o seu centro histórico como "Património Cultural da Humanidade" a 9 de Dezembro de 1983. 

Foto: www.goodfon.su

■Vale Sagrado
O Vale Sagrado dos Incas, nos Andes peruanos, fica nas vizinhanças de Cuzco e é composto por numerosos rios que descem por pequenos vales. Possui numerosos monumentos arqueológicos e povoados indígenas. O principal rio é o Urubamba. Este vale foi muito apreciado pelos Incas devido às suas especiais qualidades geográficas e climáticas.

■ Machu Picchu
Significa Pico Velho, fica situada a 2.490 metros acima do nível do mar e foi descoberta em 1911 por Hiran Binghan da Universidade de Yale (EUA). Antes desta data, no final do século XIX, já se falava na existência de uma "cidade perdida" na região e diversas pessoas diziam já ter estado nela ou a terem visto de longe. As ruínas de Machu Picchu ficam situadas no alto de uma montanha.

Foto:  http://www.globeimages.net/

No meio das montanhas, os templos, casas e cemitérios estão distribuídos de maneira organizada, abrindo ruas e aproveitando o espaço com escadarias. Segundo a histórica inca, tudo planeado para a passagem do deus sol. Pela obra humana e pela localização geográfica, Machu Picchu é considerada Património Mundial pela UNESCO.

O ponto mais alto da cidade fica no Huayna Picchu que significa Pico Novo. O cume desta montanha está situado à 2.700 metros de altitude e pode ser atingido por um trilho bastante íngreme. O lugar é mágico, com uma vista soberba da cidade de Machu Picchu e dos vales que a cercam.

Foto: http://www.wallconvert.com


Ilhas Uros
As ilhas Uros, não são ilhas comuns e sim uma justaposição de várias camadas de tutora, um junco abundante em parte do lago, o que faz com que flutuem. Para que não se movam lago adentro, são ancoradas no fundo com cordas. Sobre elas os Uros constroem as suas casas e tudo o que precisam também com a própria totora, incluindo seus barcos.


Foto: http://wallpaperswiki.org

♦ Ilhas Taquille
Esta ilha foi habitada originalmente pela cultura Pukara que desenvolveu as primeiras terraços para o plantio. Foi então dominada pela cultura Tihuanaco e no século XIII foi então dominada pelos Incas. Em 1580 a ilha foi comprada pelo espanhol Pedro Gonzalez de Taquille que influenciou no costume e na vestimenta dos seus habitantes. Na ilha não há animais domésticos, carro, bicicleta ou qualquer outro facilitador do trabalho humano. Foi considerada Património Cultural da Humanidade pela UNESCO por preservar tradições e culturas seculares do tempo do império Inca.

■ Símbolos de Nasca (ou Nazaca...)
Na costa norte do Peru é possível sobrevoar as misteriosas linhas, só visíveis em altitude. Herança de uma civilização desaparecida, as linhas de Nasca tornaram-se uma das grandes atracções turísticas do Peru, sobretudo para aqueles que acham que turismo é também cultura e descoberta.

Foto: http://topwalls.net

■ Huaraz
Huaraz, que é uma cidadezinha localizada entre a Cordilheira Branca e a Cordilheira Negra, reserva-nos paraísos escondidos. É a maior e mais alta cidade da região de Callejón de Huaylas, a 3100m de altitude e tem como montanhas vizinhas: a oeste a Cordilheira Negra e a leste a Branca.

Parque Nacional Huascarán - Abriga e protege um dos segmentos mais impressionantes dos Andes - a Cordilheira Branca. Estendendo-se por mais de 160 Km e chegando a 20 Km de espessura, nesta área de 340 mil hectares, elevam-se mais de 30 picos que ultrapassam os 6 mil metros de altitude, quase todos cobertos de neve o ano inteiro.

Foto: http://es.forwallpaper.com


O Peru é um lugar encantador, herdeiro de culturas e tradições milenárias, onde se encontra uma das maiores biodiversidades do planeta, que conjuntamente com a hospitalidade do seu povo e toda a sua beleza natural, tornam o Peru um pais maravilhoso e com uma magia muito especial!

Fontes e Fotos :“Wikipedia”; “portalsaofrancisco”; “Manualdoturista”; “Viagensimagens”; http://www.wallconvert.com; http://www.globeimages.net: 1ms.net; http://eskipaper.com;  http://es.forwallpaper.com; http://packages.ole.travel; www.gadventures.com; outros


Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Peru - La República del Peru


Ler o post completo

24/11/2010

O Poder do Silêncio


Aceitando o convite da amiga "Orvalho do Céu" do blog "Espiritual-Poesia" para a colocação esta semana de textos de reflexão sobre o silêncio, deixo aqui no meu cantinho, uma mensagem que nos leva a reflectir sobre "O Poder do Silêncio".




Aprenda com o silêncio a ouvir os sons interiores da sua alma, a calar-se nas discussões e assim evitar tragédias e desafetos...

Aprenda com o silêncio a aceitar alguns factos que você provocou, a ser humilde deixando o orgulho gritar lá fora, evitar reclamações vazias e sem sentido...

Aprenda com o silêncio a reparar nas coisas mais simples, valorizar o que é belo, ouvir o que faz algum sentido...

Aprenda com o silêncio que a solidão não é o pior castigo, existem companhias bem piores...

Aprenda com o silêncio que a vida é boa, que nós só precisamos olhar para o lado certo, ouvir a música certa, ler o livro certo.



Aprenda com o silêncio que tudo tem um ciclo, como as marés que insistem em ir e voltar, os pássaros que migram e voltam ao mesmo lugar, como a Terra que faz a volta completa sobre o seu próprio eixo, complete a sua tarefa.

Aprenda com o silêncio a respeitar a sua vida, valorizar o seu dia, enxergar em você as qualidades que você possui, equilibrar os defeitos que você tem e sabe que precisa corrigir e enxergar aqueles que você ainda não descobriu .

Aprenda com o silêncio a relaxar, mesmo no pior trânsito, na maior das cobranças, na briga mais acalorada, na discussão entre familiares...

Aprenda com o silêncio a respeitar o seu "eu", a valorizar o ser humano que você é, a respeitar o Templo que é o seu corpo, e o Santuário que é a sua vida.



Aprenda hoje com o silêncio, que gritar não traz respeito, que ouvir ainda é melhor que muito falar...

Na natureza tudo acontece com poder e silêncio, com um silêncio poderoso; por vezes, o silêncio é confundido com fraqueza, apatia ou indiferença.

Pensa-se que a pessoa portadora dessa virtude está impedida de reclamar os seus direitos e deve tolerar com passividade todos os abusos.

Acredita-se que o silêncio não combina com o poder, pois este tem-se confundido com prepotência e violência.

Sempre que a palavra poder lhe vier à mente, lembre-se do Sol que nasce e se põe em profunda quietude; move gigantescos sistemas planetários, mas penetra suavemente pela vidraça de uma janela sem a quebrar.


Acaricia as pétalas de uma rosa sem a ferir, e beija as faces de uma criança adormecida sem a acordar; vamos encontrar na natureza lições preciosas a nos dizer que o verdadeiro poder anda de mãos dadas com a quietude.

As estrelas e galáxias descrevem as suas órbitas com estupenda velocidade pelas vias inexploradas do cosmos, mas nunca deram sinal da sua presença pelo mais leve ruído.

O oxigênio, essencial à vida, penetra nos nossos pulmões, circula discreto pelo nosso corpo, e nem lhe notamos a presença.

A luz, a vida e o espírito, os maiores poderes do universo, actuam com a suavidade de uma aparente ausência.


Como nos domínios da natureza, o verdadeiro poder do homem não consiste em actos de violência física, quando um homem conquista o verdadeiro poder, toda a antiga violência acaba em benevolência. A violência é sinal de fraqueza, a benevolência é indício de poder. Os grandes mestres sabem ser severos e rigorosos sem renegarem a mais perfeita quietude e benevolência.

Deus, que é o supremo poder, age com tamanha quietude que a maioria dos homens nem percebem a Sua acção.

Essa poderosa força, na qual todos estamos mergulhados, mantém o Universo em movimento, faz pulsar o coração dos pássaros, dos bandidos e dos homens de bem, na mais perfeita leveza.


Até mesmo a morte, chega de mansinho e, como hábil cirurgiã, rompe os laços que prendem a alma ao corpo, libertando-a do cativeiro físico.

O verdadeiro poder chega: sem ruído, sem alarde e sem violência.

"Bem aventurados os mansos, porque eles possuirão a Terra ... Boa Terra em teus pés, Água o bastante em tua semente, bom Vento para o teu sopro, Fogo em teu coração e muito Amor em teu ser."

"O êxito ou o fracasso de sua vida não depende de quanta força você põe em uma tentativa, mas da persistência no que fizer."

E em respeito a você, eu me calo, me silencio, para que você possa ouvir o seu interior que quer lhe falar, desejar-lhe uma vida vitoriosa.

Autor : Jean-Yves Leloup


DESEJO UM DIA DE PAZ E SILÊNCIO PARA TODOS
Ler o post completo

22/11/2010

Dálias


Dália a flor que representa o Reconhecimento, harmonia e gentileza.



Teve a sua origem no México, onde é muito popular. Os índios daquela região foram os primeiros a cultivar dálias, ainda no período do Império Asteca. Por volta do final do século XVIII, o director do Jardim Botânico de Madrid encantou-se com esta flor, durante uma visita ao México e trouxe-a para a Europa.




O seu nome é uma homenagem ao botânico sueco Andreas Dahl, responsável pela expansão das dálias pela região nórdica da Europa. Os holandeses e os franceses foram os maiores incentivadores do cultivo e da produção de inúmeras espécies híbridas de dálias.




São flores exóticas e delicadas, sensíveis às variações climáticas e pouco resistente ao frio. São também conhecidas como as flores das ilusões, devido à sua beleza e sensibilidade.




Dahlia, nome comum dália, é um género botânico pertencente à família Asteraceae. É uma herbácea de porte médio, perene.




Trata-se de flores que se encontram nas mais variadas cores e que fornece um grande colorido ao ambiente, dado sua vasta gama de tonalidades. São mais de 3000 variedades entre grandes, pequenas e anãs.




A primeira vez em que foram levadas para a Europa, as dálias eram bem simples, amarelas ou com tons de vermelho. Tempos depois surgiram variedades diferentes em tonalidades e formas, tubulares ou espinhosas.




As Dálias são muito utilizadas em jardins, onde é possível combinar os seus diversos tipos numa mesma ornamentação.

É uma planta que não gosta de viver entre quatro paredes e, dificilmente sobrevive após o florescimento quando é mantida em interiores, além disso, o tempo de vida das flores é consideravelmente mais curto nestas condições.

Condições de cultivo: devem ser cultivadas a pleno sol, em solos bem drenados, orgânicos e recebendo regas regulares. Tolera frio, mas não suporta ventos. Entra em repouso no período de Inverno.




Plantação: Plante os tubérculos a uma profundidade de cerca de 10 cm, com uma distância de 20 cm entre eles. A época ideal para o plantio é no início da Primavera.




Reprodução: por meio de sementes, estacas das pontas dos ramos ou divisão das raízes tuberosas; sendo que esta última permite a propagação de um exemplar com características idênticas às da planta-mãe.




Luminosidade: Em locais de clima frio, precisa de no mínimo 4 horas de sol pleno; já em clima quente, recomenda-se o cultivo à meia-sombra

Clima ideal: ameno

Regas: manter o solo sempre húmido, sem encharcar.



Floração: produz flores isoladas na primavera e no verão,  em várias cores.

Cuidados: necessita de protecção contra ventos e adubação orgânica a cada 3 meses.




É excelente para ornamentação de eventos, já que se mantém em boas condições por alguns dias.


Fontes e Fotos: “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Flores guia”; “Floresnaweb”; www.hdwallpapersnew.net; www.wallcoo.net; www.hdwallpaperdesign.com; outros net



"Ilumine sua vida com a delicadeza das flores" (autor desconhecido)
Ler o post completo

21/11/2010

Declarações de Fé de Grandes Cientistas




"Não importa saber se a gente acredita em Deus: o importante é saber se Deus acredita na gente..." (Mário Quintana)

Declarações de Fé de Grandes Cientistas

Johannes Kepler 1571-1630, um dos maiores astrónomos


“Deus é grande, grande é o seu poder e infinita a sua sabedoria. Louvai-o, céu e terra, sol, lua e as estrelas com sua própria linguagem. Meu Senhor e meu Criador! A magnificência de tuas obras que eu quero anunciar aos homens na medida em que a minha inteligência limitada possa compreender“

Copérnico (1473- 1543), Pai da astronomia moderna


“Quem vive em estreito contacto com a ordem, mais realizado é, e a sabedoria divina faz-nos sentir mais estimulados para as aspirações mais sublimes. Quem não adora o arquitecto de todas estas coisas?”

Newton (1643- 1727), Físico, matemático, astrónomo, um cientista brilhante



“O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um vasto oceano. O arranjo maravilhoso e a harmonia do universo, não podia senão sair de um ser omnisciente e omnipotente.”

Gauss (1777- 1855), um dos maiores matemáticos e cientistas alemães


“Finalmente, quando chegar a nossa última hora, será grande e inefável a nossa alegria ao vermos que em todo o nosso trabalho, apenas vislumbrámos a infinitude do Criador.”

Albert Einstein (1879- 1955), fundador da física contemporânea ( teoria da relatividade e prémio Nobel 1921)


“Tudo o que está seriamente comprometido com a prática da ciência, torna-se convicto de que em todas as leis do universo está expresso um espírito infinitamente superior ao homem, e diante do qual, nós, com nossos poderes devemos sentir-nos humildes.
"Deus responde à prece à sua própria maneira, não à nossa." (Mahatma Gandhi)
Ler o post completo

The Voice - Moody Blues



>


Won't you take me back to school?
I need to learn the golden rule.
Won't you lay it on the line?
I need to hear it just one more time.

Oh, won't you tell me again?
Oh, can you feel it?
Oh, won't you tell me again tonight?

Each and every heart it seems,
Is bounded by a world of dreams.
Each and every rising sun,
Is greeted by a lonely one.

Oh, won't you tell me again?
Oh, can you feel it?
Oh, won't you tell me again tonight?

Cause out on the ocean of life my love.
There a so many storms we must rise above.
Can you hear the spirit calling, as it's carried across the waves?
You're already falling it's calling you back to face the music.
And the song that is coming through.
You're already falling the one that it's calling is you.

My a promise take a vow.
And trust your feelings it easy now.
Understand The Voice within.
And feel a change already beginning.

Oh, won't you tell me again?
Oh, can you feel it?
Oh, won't you tell me again tonight? Tonight?

Oh, won't you tell me again?
Oh, can you feel it?
Oh, won't you tell me again tonight?

And how many words have I got to say?
And how many times will it be this way?
With your arms around the future and your back up against the past.
You're already falling it's calling you on to face the music.
And the song that is coming through.
You're already falling the one that it's calling is you.

Each and every heart it seems,
Is bounded by a world of dreams.
Each and every rising sun,
Is greeted by, a lonely, lonely one.

Won't you tell me again?
Oh, can you feel it?
Oh, won't you tell me again tonight?




"A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição." (Aristóteles)
Ler o post completo

18/11/2010

Alma - Poema de Machado de Carlos




Somente tu, nobre alma, acalma com teu manto este pobre;
Ainda sob o estigma da vida em pedaços,
Com tua inefável luz, oriunda do espaço,
Sustentáculo de carinho... Forte braço!
Encobre-me por inteiro... Gesto faceiro!... Como és nobre!...


Li no teu olhar. Fiz-me brilhar. Deste-me inspiração...
Alma boa, como tua palavra me esclarece!
Guardo no peito o néctar que me ofereces,
Agradeço-te de corpo e alma... Uma prece!
Soa a voz de tua ternura... Esta ventura... Ah! Coração!


Imagino a aurora, minh’alma chora por tê-la,
Ouço os acordes, acalmam m’dores,
Louvo tua presença!... Ofereço-te flores!
Encontro à razão. Atinjo os esplendores!...
... Teus carinhos afagam meus caminhos, minha estrela.


Machado de Carlos
do blog "Machado de Carlos"

Machado de Carlos é um poeta maravilhoso, os seus sonetos são hinos ao amor, que ele escreve com alma, uma alma nobre e pura que sabe tocar o coração de quem lê.  Merece sem sombra de dúvidas uma visita.

"A poesia é a música da alma, e, sobretudo, de almas grandes e sentimentais." (Voltaire)
Ler o post completo

17/11/2010

Miranda do Douro


Miranda do Douro é uma cidade, sede de concelho, situada em Trás-os-Montes pertencente ao Distrito de Bragança sobre a margem direita do rio Douro, tendo como freguesias limítrofes Duas Igrejas, Malhadas e Ifanes. O município é limitado a nordeste e sueste pela Espanha.

Foto de Mário Rua_OLHARES


Com vestígios de presença humana desde remotos tempos, Miranda tem fortes raízes celtas e foi mesmo ocupada pelos Romanos. No século VIII os árabes deram-lhe o nome de "Mir Andul".
A sua posição estratégica, fronteiriça com Espanha, fez com que D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, mandasse construir um castelo do qual ainda pode ver alguns vestígios. Subsistem uma parte da cidadela e alguns panos de muralha.

Nesta região, além do português, fala-se a sua própria língua: a língua mirandesa, uma língua com origem no latim e moldada ao longo das gerações, que tem sobrevivido à passagem do tempo incólume. O mirandês era inicialmente uma língua oral, principalmente falada no trato diário e no comércio local, por lavradores, boieiros e pastores. Marcada por uma grande rusticidade, esta língua é sobretudo uma língua do trabalho, do campo, do lar e do amor entre os Mirandeses.

O clima do concelho é de tal forma áspero, que é comum dizer-se que “Em Miranda há nove meses de Inverno e três de Inferno”. Os de Inferno são de Verão quentes e secos e os de Inverno são rigorosos, com frequentes nevadas.

Foto de Pedro Cascão_OLHARES

Os Pauliteiros (dança guerreira muito antiga)
Miranda é conhecida, sobretudo, pelo seu folclore colorido e animado, onde sobressaem os Pauliteiros, com o seu trajo típico de saias, acompanhados pelo toque da gaita de foles, uma herança da ocupação celta da região na Idade do Ferro.


Na Terra de Miranda e em todo o Planalto Mirandês ainda hoje se celebram com bastante pureza no seu ritualismo original, as festas solsticiais de Inverno. São rituais de profundo significado mitológico, ritos de iniciação, “mitos do eterno retorno” cuja origem vem de muito longe no tempo.


Foto: dourovalley.eu

A origem da dança dos Pauliteiros não reúne consenso entre os estudiosos que sobre ela se debruçaram. Esta terá nascido durante a idade do ferro, na Transilvânia, espalhando-se posteriormente pela Europa.

A visitar:
Cidade histórica, Miranda do Douro possui um património natural e cultural invejável: O seu centro histórico perfeitamente conservado e não adulterado, a Sé Catedral, o castelo e as suas muralhas, as casas burguesas, as ruínas do paço episcopal, igrejas, o rio Douro e as suas arribas… são apenas alguns exemplos de locais a não perder ao visitar Miranda do Douro.


Museu da Terra de Miranda
Situado no centro histórico da cidade de Miranda do Douro, o Museu da Terra de Miranda está instalado no edifício seiscentista da antiga Câmara Municipal. A exposição permanente apresenta colecções de trajes mirandeses e instrumentos usados na sua produção, alfaias agrícolas e máscaras.

Foto de Pedro Castro Silva_OLHARES


Sé Catedral
Situada em plena cidade de Miranda do Douro. Monumento renascentista, edificado no século XVI (1552), no local onde estava em tempos a Igreja de Santa Maria. No seu interior pode admirar-se o seu altar-mor, um fabuloso retábulo renascentista composto por 56 imagens bíblicas e a imagem do Menino Jesus de Cartolinha. Classificado Monumento Nacional, possui uma imponente talha maneirista e barroca.

Ruínas do Castelo de Miranda do Douro
Imóvel de Interesse Público (Dec. nº. 40361 de 20-10-1955). Construído no séc. XIII (1286), por D. Dinis, durante a guerra da independência. Totalmente destruído aquando do rebentamento do paiol em 1762, deixando cerca de 500 pessoas sepultadas. A sua Torre de Menagem ainda hoje subsiste nas muralhas do Castelo.

Ruínas do Paço Episcopal
Monumento em estado de ruínas, destruído por um incêndio em 1706. Dele, restam apenas, o andar térreo e uma ampla arcada. Este espaço foi transformado num espaço verde devidamente ajardinado.

Foto de Teresa Teodoro_OLHARES


Miranda do Douro com as suas magnificas paisagens, rodeada pelo inigualável Parque Natural do Douro Internacional, soube preservar as suas tradições e modos de vida num mundo cada vez mais modernizado, Miranda está em perfeita harmonia entre o passado e o presente.


Foto de Gonzz_OLHARES


Fontes e Fotos:  http://www.rotasturisticas.com/;  http://www.cm-mdouro.pt/; http://nortedeportugal.nireblog.com/;  http://mirandadodouro.jfreguesia.com/; Wikipedia, http://www.mirandadodouro.com.pt/; olhares, www.panoramio.com e outros net

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.


Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Miranda do Douro


Ler o post completo
Topo