segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Gloxínia uma flor encantadora


As gloxínias (Sinningia speciosa) são flores de uma extraordinária beleza tendo como significado “amor à primeira vista”.



São plantas exóticas, com folhas e pétalas aveludadas, e de cores intensas e exuberantes.



Pelas suas características, incluindo o tamanho das suas grandes flores aveludadas que pode chegar a 10 centímetros de diâmetro, e da sua folhagem, também grande  e aveludada e de forma oval e muito vistosa, é uma planta de grande valor ornamental, sendo muito utilizada na decoração de interiores.


Originária das matas tropicais do Brasil, esta herbácea tuberosa foi cultivada primeiramente na Europa, onde recebeu o nome de Sinningia em homenagem a W. Sinning, horticultor alemão e passou por diversos cruzamentos.


Intensamente colorida em tons avermelhados, rosados, alaranjados e arroxeados, a gloxínia ainda pode ser encontrada em variações que alternam a cor vinho ou púrpura, por exemplo, com as bordas das pétalas esbranquiçadas.


Floresce praticamente o ano inteiro. Apesar disso, ela passa por um período de dormência, todos anos, quando parece ficar seca, sem produzir folhas ou flores. Durante esse período de descanso, recomenda-se diminuir as regas gradualmente, até que a planta seque por completo. Os tubérculos permanecerão em dormência pelo período de um a três meses, sendo que a terra deve ficar apenas levemente húmida. Após esse tempo, pequenos brotos começam a surgir, dando sinais de que o descanso acabou e a planta está pronta para retomar o seu crescimento.

.

Cuidados:

Solo: recomenda-se solo poroso, podendo-se usar como base a seguinte mistura: 1 parte de terra, 2 partes de composto orgânico, 1 parte de areia grossa e 1 parte de farinha de ossos.



Regas: É preciso cuidado com o excesso de água: muita humidade contribui para a proliferação de fungos e insectos, que costumam alojar-se nos brotos novos e na parte de baixo das folhas. Durante as regas, recomenda-se não molhar as pétalas, que mancham facilmente, ficando sujeitas ao ataque de doenças. No caso de ataques, recomenda-se lavar a parte afectada com água morna e sabão neutro e, depois, enxaguar. Folhas e pétalas murchas ou muito atacadas devem ser removidas.




Luz: a gloxínia necessita de muita luminosidade para se desenvolver bem, mas não tolera a exposição directa aos fortes raios de sol. Locais próximos a janelas, onde possa receber luz e calor pela manhã e à tarde, são ideais para esta planta.


Temperatura e hunidade: entre 22 a 24 graus C e nível médio de humidade.
Um método simples para irrigação: encher o fundo de um recipiente grande e largo com cascalhos e colocar os vasos com as gloxínias sobre esta camada; em seguida por água no recipiente e deixar que a terra absorva a humidade necessária.


Multiplicação ou Propagação: Bolbos, sementes ou por meio da divisão de tubérculos ou estaquia das folhas é possível obter novos e saudáveis exemplares.



Floração: floresce praticamente o ano todo, alternando períodos de dormência.



Dicas
• Não molhe as folhas e hastes para evitar o apodrecimento.
• Remova folhas e flores mortas.
• Adube mensalmente durante o período de crescimento.
• Logo após a floração, deixe a planta em repouso por 2, 3 ou 4 meses.
• Diminua as regras de adubação. Após esse período, replante novamente a muda.





Fontes e Fotos: “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Flores guia”; “Floresnaweb”; “jardimdeflores”;"Informativoverde"


"Nós podemos conceber o que a humanidade seria se não conhecesse as flores?" ( Maurice Maeterlinck )

47 comentários:

  1. Elas são lindas e aqui em casa tenho um vaso, no momento, cheiiiiinho delas, que refloresceram lindas! beijso, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. *
    Amiga
    ,
    Gloxínia
    (Amor á primeira vista)
    jamais li tal nome
    e penso que nunca vi
    esta linda flor, bonita, bela,
    enriqueci mais um pouco,
    obrigado !
    ,
    uma Feliz Quadra,
    para todos vós.
    ,
    Conchinhas Natalícias !
    ,
    *

    ResponderEliminar
  3. ....

    Maria,
    Nesta época de Natal, este banho de flores, é uma delícia.
    Obrigado pela tua sensibilidade.
    Um Feliz Natal para ti e para quantos te são queridos, com muita paz, alegria, saúde e esperança.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Gloxínia... eu nunca ouvi falar nessa flor. Vivendo e aprendendo. Belo post, Maria.
    Minha querida amiga, também estou aqui para retribuir os votos de Bom Natal e Feliz Ano Novo.
    Tudo de bom a si e aos seus.
    Um grande beijinho,
    Renata

    ResponderEliminar
  5. Maria

    Saiba que encontrei em você todas essas flores, você é especial para mim e sempre encanta, enfeita e perfuma o meu cantinho com o seu carinho.

    "Queridos amigos de blog, como gostaria de poder abraçar vocês todos,
    Abraçar de verdade, sentir o calor, o perfume e ouvir a voz de perto...
    Vocês que sempre deixam nos meus poemas comentários carinhosos,
    Escritores, cronistas, artistas, poetas que desenham belos versos...
    Quero que recebam os meus votos de feliz natal e próspero Ano Novo!
    Que uma estrela brilhe e mostre um caminho bom para a sua vida,
    Uma vida com a família reunida, com muita paz e principalmente amor,
    Saiba que é tudo isso que lhes desejo, pois são pessoas muito queridas."

    Bjs
    Chris

    ResponderEliminar
  6. Flores fazem a nossa vida mais bela Maria, eu gostaria tanto de ter um cantinho em que pudesse plantar inúmeras flores, e ficar no meio delas por tanto tempo quando pudesse...
    Flores aveludadas, perfumadas e com esses cuidados que você nos dá dicas teremos um jardim lindo!
    Ótimos festejos de fim de ano pra ti querida...

    ResponderEliminar
  7. Não, sem flores não..., nem Sol, nem Primaveras, nem toda esta Herança Maravilhosa que Nosso Deus nos deixou, toda a Narureza em si, o alivio sereno para as nossas inquietações.
    Obrigada Maria, pela tua presença, sempre nos momentos certos.
    Feliz Natal também para ti e todos os teus!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Oi Maria, é muito bom receber seus lindos comentários e visitar o seu cantinho encantador, pois só tem beleza, essas maravilhosas flores, eu não conheço que é uma pena, pois adoro as flores eu não imagino a vida sem elas por perto, elas devem estar em toda parte, nos nossos lares nos jardins, e nas praças trazendo cor e perfumando as nossas vidas, vc faz isto maria vc é a nossa flor maior. abraços querida, Celina.

    ResponderEliminar
  9. Maria,
    Vim deixar o meu abraço, com os meus melhores votos para um Natal Muito Feliz e muitas flores explodindo em cores como estas.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  10. Estou simplesmente maravilhada com a beleza destas flores.Obrigada!
    Desejo-lhe minha amiga um Natal cheio de Saúde, Amor e Paz para si e para os seus familiares.
    Beijinhos amigos

    ResponderEliminar
  11. Olá querida amiga Maria! Amo as flores pois elas alegram a nossa vida!!!!
    Passei rapidinho para te desejar um lindo natal repleto de sonhos se realizando e muitos presentes lindos!!!!!
    HOW HOW HOW

    ResponderEliminar
  12. Querida amiga Maria.O criador quando fez o mundo a sua imagem,sabia que devia habitar a terra com tanta preciosidade.As flores que eu adoro,sempre que olho,mesmo que seja do campo,cada qual tem algo de belo,pelas cores e formas...como tal adorei e fiquei a conhecer esta que não sabia o seu nome.
    Maria vou estar ausente uma semana,desejo um Feliz Natal junto dos que te são amados.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Que lindas estas flores querida...

    Amiga, desde já, venho te desejar um Feliz Natal, de harmonia, alegrias, paz e muito amor pra voce, sua família e amigos... beijinhos
    Valéria

    ResponderEliminar
  14. Lindas flores.

    Amigos de Fé!

    Nosso caminho está planejado para passos juntos seguir.
    Somos perfeitos de compreensão, e nossa virtude de fidelidade está guardada por nossa fé.
    Estamos num mesmo segredo, em que nossa amizade não deixa em vão nossas alegrias.
    Acatamos nossos defeitos, e homenageamos nossas qualidades para vencermos.
    Somos o porém da coragem.
    O por que da invencível força...
    Somos as razões para continuar caminhando.
    O companheirismo sagrado, que lá de cima recebe a benção de Deus...
    Somos amigos fiéis, juntos a tristeza é desenganada, e os sorrisos são os presentes da vida.
    Somos assim, a perfeita magia da amizade, que suporta vendavais e furacões.
    E mesmo com tempestades continua seu trajeto de fidelidade.
    Somos a benção dos Anjos.Que estão a guardar o segredo da nossa felicidade.
    Somos a luz da mais linda estrela, que transborda de sinceridade.
    Somos o que todos no mundo sonham em ser.
    Somos, AMIGOS FIÉIS!!!

    (Fabiana Thais Oliveira).

    Um Feliz Natal para vc amiga e que em 2011 possamos estar juntas novamente Pelos Caminhos da Vida.

    Um gdeeeeee abraço.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  15. Maria, ia só passar, sem comentar, mas como? estou sendo persuadido nesta apresentação de flores!!

    Boas festas

    ResponderEliminar
  16. QUERIDÍSSIMOS AMIGOS!!!

    Neste final de ano quero desejar a todos vocês uma paz imensa! Saúde transbordante! Dias inundados de conquistas! E um oceano de felicidade!

    Obrigada pelas visitas, doces palavras e todo o carinho a mim dedicados nesses meus oito meses de vida blogueira!

    Vocês fizeram mais do que enfeitar os meus blogs, fizeram toda a diferença na minha vida!

    Amo vocês!
    Sueli Gallacci.

    ResponderEliminar
  17. Maria,que beleza essa flor!Imagens lindas demais!Adorei saber mais sobre elas!Desejo a vc e sua familia um Natal repleto de paz e muitas flores!Bjs,

    ResponderEliminar
  18. Pelas imagens tão belas, as gloxinias devem ser plantas com flores mágnificas.
    Mais uma vez uma bela lição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei está muito bem elaborado as imagens são de apaixonar ! tenho uma vou trata-la com carinho ! obrigado e um feliz Natal !!

      Eliminar
  19. MARIA
    Amiga retribuo os votos de FELIZ NATAL
    Um beijo e...
    MAGIA


    Natal...
    Palavra mágica...
    Só em Dezembro...
    Porquê Natal?...
    Porque não...
    Todos os dias?...

    Vamos fazê-lo...
    Vamos parar...
    Vamos pensar...
    E ver que cada um...
    Se olhar ao seu redor...
    Todos os dias...

    Pode fazer...
    Sempre Natal!...


    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  20. Que Nesse natal,
    possamos rever o nosso
    passado para melhorar
    o nosso futuro.
    Que Deus nos abençoe
    e brilhe com sua luz
    perante nós, abrindo-nos
    o caminho até Ele!
    Que o ano vindouro seja
    um ano de realizações,
    conquistas, sucesso que o
    amor sempre levado em
    todos os corações.
    Meu agradecimento
    Pela sua linda amizade.
    Beijos ternos e carinhosos,
    Evanir.
    www.fonte-amor.zip.net

    ResponderEliminar
  21. Maravilhosas flores que não conhecia, devo confessar! Escolheria qualquer delas para esta quadra do ano, entrelaçadas com um pouco de azevinho...estou a imaginar!
    Minha Querida, Feliz Natal , com amor a muita alegria.
    Beijos.
    Volto em Janeiro.
    Graça

    ResponderEliminar
  22. Olá querida

    Vim lhe desejar um lindo e FELIZ NATAL de amor e paz.

    Com muito carinho BJS.

    ResponderEliminar
  23. Olá Maria,

    linda matéria sobre Gloxínia....desta flor é feito um maravilhoso Floral, no qual uso muito c/ meus clientes, amei ver estas fotos!!!

    Obrigada Maria pelo seu carinho... e tbém deixo aqui
    um Feliz Natal e um Ano Novo maravilhoso!!!

    abç de luz
    MYS

    ResponderEliminar
  24. OLÁ AMIGA, VIM AGRADECER PELO CARINHO.
    DESEJO A VOCÊ E SUA FAMÍLIA UM MARAVILHOSO FELIZ NATAL.
    BJS

    ResponderEliminar
  25. Coisa mais linda esta flores amiga...Divinas.
    querida obrigada por sua amizade e companhia durante este ano que já esta acabando, e minha imensa gratidão aqui deixo..,

    Vamos nos unir no amor fraternal, ajudar uns aos outros, seja pobre seja rico, seja parente seja vizinho, não importa, vamos dar a mão ao nosso semelhante, não só neste Natal, mas o ano que vem, e que seja sempre assim esta união este pensamento em nos doarmos, e o sentimento de gratidão sempre em nossos corações. E que em nossas preces tenhamos muito a agradecer, e nada a pedir. Como uma estrela cadente, quando vermos uma, vamos agradecer por estar alí naquele momentos vivos, com saúde, e poder desfrutar de tal acontecimento divino, e não fazer um pedido, e sim agradecer.
    Feliz natal para todos os amores meus!! Os que foram companheiros em meus projetos, os que foram amigos nas horas mais lindas e nas difícies tbém, ao novos amigos aos antigos minha gratidão pela amizade e carinho. Ao que caminharam comigo este ano numa jornada emocionante pela paz, pela fraternidade, aos que não tiveram tanto tempo assim de acompanhar, em fim a todos os amores meus, meus melhores amigos!! Um feliz Natal e um ano novo tbém!!
    com carinho
    Hana

    ResponderEliminar
  26. Olá minha amiga querida.
    Vim lhe desejar um feliz Natal e um próspero Ano Novo com muita paz,muito amor e muita saúde.
    Que Deus na sua infinita beleza realize todos os seus sonhos.
    Obrigado pela conpanhia em 2010 recheando a nossa vida com flores belas e que o ano de 2011 fiquemos juntas mais ainda.
    Brindemos minha flor.
    Beijos eternos de felicidades e perolados.

    ResponderEliminar
  27. Querida Maria, suas flores são lindas e fizeram uma carícia perfumada em meu coração. Vim te deixar um beijo e agradecer sua presença no meu Solidão de Alma que permanece inativo por enquanto, mas breve estarei de volta se Ele assim o permitir. Boas Festas minha linda, que Jesus abençoe sua lar e sua família.

    ResponderEliminar
  28. Maria, ontem eu estive aqui, mas não consegui deixar o meu comentário.
    Bem, dizer que eu tenho o maior prazer em poder estar aqui, seria muito pouco.
    Eu também adoro o seu blog de viagens!
    Aliás, todos os seus blogs são de muito bom gosto e criatividade.Parabéns!
    Boas Festas!
    Beijos
    Glória

    ResponderEliminar
  29. Flores sáo o sorriso da natureza, feliz natal beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  30. Uma mais linda que a outra, cada uma com sua beleza única e encantadora!
    Estou passando em todos os blogs amigos me despedindo, viajarei em 1 ou 2 dias,retornando só ano que vem
    Deixei mensagens programadas nos 2 blogs,mas só responderei na minha volta
    Desejo á ti e tua famíia um Natal abençoado e um Ano Novo cheio de realizações,muita saúde e abundância!
    Beijos em teu coração!

    ResponderEliminar
  31. Desejo a você um Natal feliz e um Ano Novo,cheio de oportunidades.Obrigada por ter compartilhado,sua amizade comigo em 2010.
    Boas energias,os 365 dias de 2011
    Mari

    ResponderEliminar
  32. Desejo a você um Natal feliz e um Ano Novo,cheio de oportunidades.Obrigada por ter compartilhado,sua amizade comigo em 2010.
    Boas energias,os 365 dias de 2011
    Mari

    ResponderEliminar
  33. Oh Amiga, renovo os votos de Boas Festas, agradecendo os teus e aproveito para deixar-te um som de que gosto tanto, esperando que também gostes.

    http://www.youtube.com/watch?v=nrvtkxoDJ2A

    Beijo, querida amiga

    ResponderEliminar
  34. ... :((( hummm..., hoje o meu pc passou-se da cabeça..., e eu também estou quase a passar-me com tantas partidas que já me pregou... rsss
    é que eu passei agora mesmo por aqui e penso... penso..., que o meu comentário se perdeu, vim deixar-te um miminho, deixo outra vez :-)))

    http://www.youtube.com/watch?v=nrvtkxoDJ2A

    beijos, Feliz Natal, querida amiga, de novo obrigada pelo carinho.

    ResponderEliminar
  35. Ana, obrigada e pela visita no meu cantinho e pelo carinho manifestado. Quero, também ,desejar a você e à sua família um Natal com a presença forte de Deus e, que Ele os abençõem com muita saúde e paz. um beijo fraterno

    ResponderEliminar
  36. Que lindas flores!
    Obrigada pela visita e desejo os melhores desejos de alegria e saúde, e um Bom Natal!

    ResponderEliminar
  37. Querida, adorei esta postagem!
    Encantada!

    Aproveito para agradecer o carinho da visita lá no blog, e desejar a você e a sua família
    um Natal verdadeiramente Especial!
    Que a presença do Deus Pai, Deus filho seja
    constante em toda a sua caminhada.

    Um beijo enorme com todo o meu carinho.

    Arnalda Rabelo

    ResponderEliminar
  38. Olá Marias,
    LINDASSSSS FLORES, AMEI.

    Vim desejar-te e aos teus familiares um NATAL de muita LUZ E PAZ e o ANO NOVO repleto de FELICIDADES E NOVAS ESPERANÇAS.
    Bjs

    ResponderEliminar
  39. Estrela de branco,
    caminhas no frio
    da noite de esperanças
    diante dos deuses que te admiram

    Conceição Bentes

    Um Feliz Natal prá voces meus amigos!
    Paz & Luz em todos os corações.
    Beijo-te o coração...M@ria

    ResponderEliminar
  40. Maria , quanta beleza !!! contagiante e inspiradora . Obrigada . O seu blogue é um espaço encantador.
    beijos

    ResponderEliminar
  41. estou deslumbrada.!....a 15 anos eu ganhei 3 mudas de uma planta q chamei de falsa violeta.com muito trabalho, depois de matar varias delas com ma adubaçao consegui algumas variedades com sementes q consegui delas !mas nada se compara a isso q vejo.

    ResponderEliminar
  42. Essa flor é muito linda, eu conhecia como SINO DE NATAL, porque no mes de dezembro ela esta bem florida,gostei muito da reportagem, vou cuidar bem mais da minha

    ResponderEliminar
  43. a quarta foto parece com uma planta que tenho que vira e mexe ela some as flores e as folhar como se tivese morrido peguei ela no lixo não sei o nome me falaram uuma vez que era boca de leão mas agora que ganhei uma gloxínia vi esta foto no seu blog e parece demas com a minha jurema meu email é juremaotto@ig.com.br

    ResponderEliminar
  44. Olá... Estava procurando o nome desta flor, pois ganhei uma mudinha dela e estou cultivando.
    Gostei muito de sua postagem, muito esclarecedora, pois eu não sabia nada sobre a planta. Agora me sinto apta a cuidar dela.
    Forte abraço.
    Elda.
    Blog Arte da Elda

    ResponderEliminar
  45. TEREZINHA WINKERT EU AMO ESTAS FLORES TENHO SO UMA COR ROZA QUERIA TER DE TODAS AS CORES OU BULBOS OU MUDAS ALGUEM PODE ME AJUDAR A ENCONTRAR ESTAS FLORES AQUI NA MINHA CIDADE NAO ENCONTRO JA PROCUREI NA INTERNET + NAO ACHO MUDAS OU BULBOS SO ACHO SEMENTES OBRIGADA

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.