15/11/2010

Preservar a vida Animal – ARARA-AZUL


A história da Vida na Terra é uma história de extinções, estas extinções naturais ocorrem, no entanto, ao longo de períodos relativamente longos, permitindo a evolução de novas formas de vida. Muitos animais evoluíram e depois extinguiram-se e o seu lugar na natureza é então ocupado por outro grupo de animais. Isto não é o que acontece na actualidade, com a ajuda do Homem!


Penso que é importante ir sempre “passando” a mensagem da importância de preservarmos a Natureza, a vida selvagem, o ambiente, “O nosso magnifico Planeta”.

A extinção é o desaparecimento irreversível de espécies e acontece quando o último animal de uma determinada espécie morre.

Hoje: ARARA-AZUL



Conhecida como arara-azul, arara-azul-grande, arara-preta, araraúna e arara hiacinta. Em inglês: Hyacinth Macaw ou Hyacithine Macaw

Nome Científico: Anodorhynchus hyacinthinus
Ordem: Psittaciformes
Família: família Psittacidae



Distribuição e Habitat :
Antigamente comum em grande parte do Brasil, hoje é encontrada no Pantanal, abrangendo pantanal Boliviano, Paraguaio e Brasileiro, nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, bem como no norte do Brasil, nos estados do Amazonas e Pará e na região de “Gerais” que incluem territórios do Maranhão, Bahia, Piauí, Tocantins e Goiás.


Na região do Pantanal, são encontradas em áreas abertas, nas matas que possuem palmeiras, enquanto os seus ninhos estão localizados na borda ou interior de cordilheiras e capões, bem como em áreas abertas para o pasto. Na região do Pará, utiliza as florestas húmidas, preferindo locais de várzeas ricas em palmeiras.



Identificação:
As araras-azuis são aves de grande porte, com comprimento variável entre os cerca de 70 cm da arara-azul-pequena e os 100 cm da arara-azul-grande, o maior representante da ordem Psittaciformes. A sua plumagem é uniforme, em tons de azul ou azul-esverdeado. O bico é poderoso e preto. Estas araras distinguem-se dos membros do género Ara, pela presença de manchas amarelas na cabeça, na zona da bochecha e em torno dos olhos.


Hábitos e Alimentação:
A sua alimentação é constituída basicamente de sementes de palmeiras, que elas conseguem quebrar facilmente com o seu bico. O local mais frequente de alimentação tem sido o chão, seja no campo ou nas proximidades das sedes de fazendas. Nestes casos, elas alimentam-se da castanha-do-acuri, cujo mesocarpo (polpa) já foi retirado por outros animais, principalmente o gado e outros animais silvestres. No período de frutificação das bocaiúvas, elas são vistas alimentando-se directamente nos cachos.


Reprodução:
Após a formação do casal, passam a maior parte do tempo juntos dividindo todas as tarefas. Em Julho começam a inspeccionar e reformar as cavidades, para o período de reprodução que está começando. O pico de reprodução pode variar, mas em geral acontece de Setembro a Outubro, sendo que a criação dos filhotes pode se estender-se até Janeiro ou Fevereiro do ano seguinte.


Nesta época é comum ver a disputa por ninhos entre as araras-azuis e também com outras espécies. A fêmea costuma pôr 1 a 3 ovos em dias diferentes. É ela que fica no ninho, chocando os ovos, sendo nesse período alimentada pelo macho. O período de incubação do ovo é de 28 a 30 dias. Aproximadamente com 107 dias de vida (3 meses), os filhotes voam. Não voltam mais para dentro dos ninhos mas podem ficar nas proximidades ou voar para longe acompanhado os pais. Nessa fase ainda são alimentados pelos pais, mas também é quando começa o aprendizado dos filhotes.


Principais ameaças:
Os principais factores que levaram as araras-azuis a ameaça de extinção foram: a captura ilegal para o comércio nacional e internacional de aves de estimação, que foi intensa até a década de 80 (ovos, filhotes, adultos); a destruição do habitat (perda, fragmentação, descaracterização) principalmente com a implantação de pastagem cultivada no Pantanal, agricultura e colonização em outras regiões. A estes factores, acrescentam-se populações pequenas, baixa taxa reprodutiva e especialização na dieta e no habitat.

Fontes: Wikipédia; http://www.bicharada.net/; http://www.projetoararaazul.org.br/; outros net
Fotos: Net




Há que compreender a importância de cada organismo na complexa e maravilhosa teia da Vida na Terra e Nunca nos devemos esquecer que A extinção é para sempre!

9 comentários:

  1. São lindas e temos que fazer de tudo pra preservá-las.

    Lindo e importante teu post!

    beijos,lindo dia,chica

    ResponderEliminar
  2. Excelente esta sua iniciativa em prol da preservação das espécies, Maria.
    Parabéns, mais uma vez, pela excelência de suas postagens.
    Beijos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, Maria!

    Lindas imagens e a certeza que você está fazendo a sua parte... Só espero que esse seu texto não sirva no futuro somente para pesquisas de algo bonito que um dia existiu aqui na Terra.

    Bjs
    Chris

    ResponderEliminar
  4. Gostei desta crónica que é muito oportuna e útil. As pessoas não pensam que a extinção de um animal ou ave é irreversível e o planeta vai ficando mais pobre.
    Estas araras azuis são lindissimas e o próprio Governo devia preservá-las em grandes e naturais cativeiros onde não lhes faltasse a devida alimentação.
    Beijos e boa semana.
    Graça

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga, essa ave tão linda, era comum no Brasil, chegou ao extremo de apenas restar um casal, e todos pensavam que estavam extintas, mas a mãe natureza juntou-os e hoje existem poucas, mas acredito que as futuras gerações ainda as verão voando, sem ser apenas aves empalhadas em um museu. Lindo post. Tenha uma excelente semana. Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria,
    Que pena que o homem é o maior predador da Natureza.
    São lindas as araras azuis.
    Estou fazendo um sorteio lá no "Guardados e Achados". Vai lá participar.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. São realmente lindas e sofrem por causa da sua beleza...

    ResponderEliminar
  8. Maria,como ficou bonito seu post!Bem informativo,alertando para um problema muito sério e com imagens maravilhosas dessa ararinha azul que merece ser preservada!BJS,

    ResponderEliminar
  9. Já algum tempo, acompanho teu blog, *gosto da matéria e do bom *gosto na qual escolhe cada uma.

    Voltarei sempre; preservação é caso nosso!

    abraços com carinho e paz!...

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo