16/10/2010

Generosidade - Osho


A generosidade é a verdadeira riqueza. E para ser generoso, para partilhar, você não precisa de muita coisa. Para ser generoso, você só precisa partilhar qualquer coisa que tenha.


Você pode não ter muito - essa não é a questão. Quem tem muito? Quem pode alguma vez ter o bastante? Nunca é muito, nunca é o bastante. Você pode não ser absolutamente nada, pode ser apenas um mendigo da rua, mas ainda assim pode ser generoso.


Você não pode sorrir quando um estranho passa? Você pode sorrir, pode dividir seu ser com o estranho, e então você é generoso. Você não pode cantar quando alguém está triste? Você pode ser generoso - os sorrisos nada custam. Mas você ficou tão miserável que, mesmo antes de sorrir, pensa três vezes: sorrir ou não sorrir? Cantar ou não cantar? Dançar ou não dançar - aliás, ser ou não ser?


Partilhe seu ser, se você não tiver nada; essa é a maior riqueza - todos nascem com ela. Partilhe seu ser! Estenda a sua mão, dirija-se ao outro com amor no coração. Não considere ninguém como um estranho. Ninguém o é; ou todos são. Se você partilha, ninguém é; se não partilha, todos são.

Osho, em "Antes que você morra"


"Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz." (Madre Teresa de Calcutá)

10 comentários:

  1. Querida amiga, partilhar é um ato de amor. Lindo post. Tenha uma excelente semana. Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Maria minha flor...que bela mensagem...pura verdade...para sermos generosos basta boa vontade e amor no coração...bom final de semana querida...beijos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  3. Este lugarzinho é uma maravilha a não perder. Por mais pobres que nos julguemos e sejamos, todos temos muito para dar...
    Então... sejamos generosos!
    Obrigada pela visita... pois foi ela que aqui me trouxe. obrigada mais uma vez!

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito destas partilhas....gosto mesmo...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostei de ler algo muito importante, que fala de generosidade e partilha.
    Obrigado pela lição que nos leva a refletir e a procurar mudar de atitude, quando somos tentados a olhar apenas para o nosso umbigo

    ResponderEliminar
  6. Sinta-se abraçada e tenha um belo domingo!!!

    Beijos de passarinho!!!

    ResponderEliminar
  7. Belos e verdadeiros textos, devemos sim compartilhar o que temos, o que somos,beijos.

    ResponderEliminar
  8. Maria,de facto é preciso tão pouco para deixar alguém feliz.Que distraídos andamos todos os dias.Bonita escolha.Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Eis aí, algo que deveria ser infiltrado na mente do homem, mesmo contra a sua vontade. Assim nós teríamos um mundo bem mais humano e melhor.

    Beijos e ótimo domingo pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderEliminar
  10. Olá Amiga:
    Acho que quando compartilhamos o que podemos com quem precisa, por menor que sejam nossas posses,ao dividirmos o que temos, além de ser um ato Cristão, o sentimento que nos invade é tão bom, tão compensador que todas as pessoas deveriam experimentá-lo.
    beijos,
    Léah

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo