16/09/2010

Serpa



Serpa


Serpa situa-se no Baixo Alentejo, sobre uma elevação na margem esquerda do rio Guadiana. Pertence ao Distrito de Beja, região do Alentejo e subregião do Baixo Alentejo.



Localizada numa região habitada desde tempos remotos, Serpa tem uma grande influência Romana, que muito desenvolveu a região, especialmente em termos agrícolas, e também Muçulmana, apelidada de “Scheberim”, tendo sido reconquistada por D. Afonso Henriques em 1166. Tendo sido perdida por várias vezes nas constantes lutas da Reconquista. Foi definitivamente constituída como concelho por D. Dinis, que também mandou reconstruir o seu castelo e cercar Serpa por uma cintura de muralhas, em 1295.



Neste concelho predominam as actividades ligadas ao sector primário, seguidas das do secundário, com a indústria ligada à olaria e à cerâmica, e só depois as do sector terciário.

Dentro da vila o traçado das ruas, que se abrem para grandes largos onde coexiste uma arquitectura tradicional, erudita e religiosa, confere a Serpa um carácter muito singular que torna o passeio delicioso. A parte mais alta do morro corresponde ao núcleo urbano primitivo, medieval, mouro e cristão.



A visitar:
Muitos são os monumentos dignos de registo nesta encantadora cidade, como as Igrejas Matriz, em estilo gótico, a de São Salvador (século XVII), a de Nossa Senhora da Saúde, a de São Francisco (iniciada em 1502) e a da Misericórdia (erigida em 1505, com interessantes azulejos do século XVIII, além dos museus arqueológico e etnográfico), o Convento de São Francisco, o Convento e Igreja de São Paulo, o imponente Palácio dos Condes de Ficalho (de finais do século XVI) ou a Torre do Relógio (que se supõe ser a terceira mais antiga do País), entre tantos, tantos outros.

Jardim Municipal de Serpa
Espaço verde com abundante variedade vegetal e canteiros floridos. No seu interior destaca-se um lago com gansos e uma gaiola com aves raras.

Muralhas de Serpa
As muralhas de Serpa irrompem no meio de um outeiro, apresentando diversos estilos de arquitectura. Compõem-se actualmente de castelo e alcáçova com torre de menagem adossada, e muralhas reforçadas por torres e torreões.




O Castelo de Serpa
Em posição dominante sobre a povoação, integra o território à margem esquerda do rio Guadiana.



Palácio dos condes de Ficalho
Inserido no pano das muralhas inscreve-se o Palácio dos condes de Ficalho, em estilo maneirista, iniciado por D. Francisco de Melo, alcaide-mor de Serpa no final do século XVI e prosseguido por seus filhos, D. Pedro de Melo, governador da Capitania do Rio de Janeiro (1662-1666), e D. António Martim de Melo, bispo da Guarda.

Museu do Relógio em Serpa
É o único na Península Ibérica e um dos cinco que, a nível mundial, se dedica a esta temática, possuindo um espólio com mais de 1.950 relógios mecânicos desde 1630 até 2009.

Gastronomia
Esta região Alentejana prima pela sua boa cozinha, que tem como melhor aliado, o Pão de qualidade. Como pratos tradicionais da região pode salientar-se,  as migas, a açorda, o borrego à pastora, as lavadas (sopa fria de tomate pisado), o gaspacho (chamado aqui de “vinagrada”), as masmarras (papa quente de pão e alho), os “grãos com alho e louro”, a surra-burra (na época da matança do porco), as “caldeiradas de peixe do rio”, tudo acompanhado com os melhores tintos do Alentejo.
Entre os doces tradicionais, destacam-se os folhados de gila, as queijadas de requeijão, os tosquiados(de claras de ovos e amêndoa), as turtas (recheadas de batata doce).

Não podemos esquecer de referir também o queijo de ovelha de Serpa que é famoso e muito apreciado por todo o País.

Serpa é uma cidade cheia de beleza e história.




Fontes explicativas: Wikipedia; http://www.serpa-digital.com/; http://www.cm-serpa.pt/;
Fotos: Pessoais

Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Serpa



6 comentários:

  1. Querida amiga, mais uma linda postagem com explicações e fotos encantadoras. O Alentejo é um lugar muito lindo. Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Querida, adorei conhecer com voce as belezas de Serpa...me encantaram por demais essas paisagens.
    Tenha um bom dia amiga...beijinhos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  3. Minha querida amiga espero que esteja tudo bem consigo, penso que sim a avaliar pelas suas lindas postagens.
    Mas deixo aqui em forma de desabafo,
    ó perdeu minha morada, ó comigo está zangada?

    Espero que nem uma nem outra, beijinhos de luz e muita paz em seu coração.

    ResponderEliminar
  4. *
    a bela Serpa,
    ,
    Lá vai Serpa, Lá vai Moura
    As Pias ficam no meio !
    ,
    conchinhas,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  5. Todo o cantinho do Alentejo
    eu com olhos de carinho vejo!
    Uma costela Alentejana
    um carinho de um avô materno
    e o meu coração é terno...
    obrigada Maria...Serpa não conheço
    mas me faz lembrar outro berço...

    beijinhos de carinho

    ResponderEliminar
  6. Uma descrição perfeita e educativa.
    Fiquei com vontade de conhecer.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo