21/09/2010

Dia Mundial da Floresta e da Árvore

A comemoração oficial do Dia da Árvore (The Arbor Day ), teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872, dia instituído por J. Sterling Morton, que durante o período da sua administração, incentivou toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para transformar a paisagem daquela região e resolver também o problema da escassez de material lenhoso.


O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se no hemisfério sul, no dia 21 de Setembro que prenuncia a chegada da Primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de Inverno.


Em Portugal, que se encontra no hemisfério Norte, o Dia Mundial da Floresta festeja-se também com a chegada da Primavera mas no dia 21 de Março.


Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia  Mundial da Floresta com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

A 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.


Árvore é sinónimo de vida, a sua contribuição para o nosso bem estar não tem preço. Elas ajudam a equilibrar o clima de uma região, elas protegem os solos, rios e nascentes. Ajudam na preservação da vida silvestre, pois servem de abrigo e fornecem alimentos para diversas espécies de animais, inclusivé o homem, que se alimenta de seus frutos.


Ela fornecem-nos a sua deliciosa sombra e amenizam o problema da poluição atmosférica, ajudando na manutenção de um bom nível de vida (ar, água) do ambiente em que vivemos e delas extraímos várias matérias primas. (Fonte: Wikipedia)


É necessário e imprescindível mantermos o equilíbrio das florestas, protegendo e plantando árvores, tendo sempre presente que a contribuição de cada um de nós é importante e valiosa na sua preservação.


É fundamental tomarmos consciência da importância de preservarmos a natureza como um todo, para que seja possível no futuro deixarmos para os nossos filhos um Planeta verde e saudável.

3 comentários:

  1. Olá Maria
    Nunca é demais alertar as pessoas para a importância que as árvores têm nas nossas vidas. Mesmo assim, não há respeito por este bem essencial para todos nós.
    Estou completamente de acordo com o comentário do Luís.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  2. Uma comemoração que devia ser respeitada e lembrada todos os dias, os anos passam e cada vez há mais destruição.
    Qualquer dia só ficam as fotografias para recordar a floresta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O dia da árvore deveria ser comemorado todos os dias, ou seja ser lembrado, pois sem o verde o perfume das flores, o cantar dos passaros, a água, o ar enfim dependemos da natureza para sobreviver.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo