terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia Mundial da Floresta e da Árvore

A comemoração oficial do Dia da Árvore (The Arbor Day ), teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872, dia instituído por J. Sterling Morton, que durante o período da sua administração, incentivou toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para transformar a paisagem daquela região e resolver também o problema da escassez de material lenhoso.


O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se no hemisfério sul, no dia 21 de Setembro que prenuncia a chegada da Primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de Inverno.


Em Portugal, que se encontra no hemisfério Norte, o Dia Mundial da Floresta festeja-se também com a chegada da Primavera mas no dia 21 de Março.


Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia  Mundial da Floresta com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

A 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.


Árvore é sinónimo de vida, a sua contribuição para o nosso bem estar não tem preço. Elas ajudam a equilibrar o clima de uma região, elas protegem os solos, rios e nascentes. Ajudam na preservação da vida silvestre, pois servem de abrigo e fornecem alimentos para diversas espécies de animais, inclusivé o homem, que se alimenta de seus frutos.


Ela fornecem-nos a sua deliciosa sombra e amenizam o problema da poluição atmosférica, ajudando na manutenção de um bom nível de vida (ar, água) do ambiente em que vivemos e delas extraímos várias matérias primas. (Fonte: Wikipedia)


É necessário e imprescindível mantermos o equilíbrio das florestas, protegendo e plantando árvores, tendo sempre presente que a contribuição de cada um de nós é importante e valiosa na sua preservação.


É fundamental tomarmos consciência da importância de preservarmos a natureza como um todo, para que seja possível no futuro deixarmos para os nossos filhos um Planeta verde e saudável.

7 comentários:

  1. As nossas florestas têm sido desprezadas e os incêndios têm feito a sua destruição.
    O gosto e o respeito pela floresta começa em casa na família e depois na escola e sempre pela vida fora.
    Os sucessivos governos criam leis para tudo e mais alguma coisa mas esquecem-se de cuidar com carinho as nossas matas, abrindo caminhos de acesso para a sua limpeza e conservação.
    As pessoas arrancam ou cortam muitas árvores e não se preocupam em replantar.
    Sem formação e com este ritmo de destruição estaremos sem nada em poucos anos.

    ResponderEliminar
  2. VENHO CARINHOSAMENTE ENTREGAR EM MÃOS O MEU CONVITE DE ANIVER PARA O DIA 22.09.2010
    LOCAL:CURIOSA.
    HORÁRIO:DURANTE TODO O DIA.

    É COM MUITO CARINHO QUE DEIXO O CONVITE A VOCÊ. ESTAR AQUI JUNTINHO DE VOCÊ É TER A CERTEZA QUE A VIDA NÓS DÁ DE PRESENTE, MAIS UM DIA..UM ANO MUITO ESPECIAL: O NOSSO ANIVR.
    CELEBRAR A VIDA É TUDO DE BOM.
    QUERO COMEMORAR CONTIGO ESTA DATA TÃO ESPECIAL.

    VOCÊ SERÁ O MEU MELHOR PRESENTE..
    VENHA SE DIVIRTIR COM A CURIOSA.
    SERÁ UMA LINDA FESTA..
    VAI TER BOLO, CHAMPANHE, DANÇA, SALGADINHOS..MUITA ALEGRIA.

    UM GRANDE ABRAÇO..
    DEUS TE ABENÇOE.
    CARINHOSAMENTE
    SANDRA

    ResponderEliminar
  3. A ÁRVORE

    Toda vez que vejo uma árvore derrubada
    Nos terrenos das construções
    Penso na loucura dos homens
    Na insanidade absurda
    Que nasce nos corações

    Penso na ganância
    Que corrompe e solapa
    Não se preocupando
    Com o futuro da raça

    Mas penso na própria árvore
    Que indefesa contra o nefasto
    É sacrificada e morta,
    E trocada pelo aço

    Por algumas somas de dinheiro
    Para ser arrancada
    E mais tarde transformada
    Numa cruz e numa estaca

    Crucificando e transformando
    Toda terra num deserto
    Sepultando a ESPERANÇA,
    Desse ÉDEN que nos resta!


    UM ABRAÇO MINHA AMIGA

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria
    Nunca é demais alertar as pessoas para a importância que as árvores têm nas nossas vidas. Mesmo assim, não há respeito por este bem essencial para todos nós.
    Estou completamente de acordo com o comentário do Luís.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  5. Uma comemoração que devia ser respeitada e lembrada todos os dias, os anos passam e cada vez há mais destruição.
    Qualquer dia só ficam as fotografias para recordar a floresta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. O dia da árvore deveria ser comemorado todos os dias, ou seja ser lembrado, pois sem o verde o perfume das flores, o cantar dos passaros, a água, o ar enfim dependemos da natureza para sobreviver.

    ResponderEliminar
  7. Maria, em toda parte do mundo as matas foram e são vistas como um verde que destruído vai encher os bolsos de alguns, extração de madeira, pastagens, prazer de ver tudo desmatado, expeculação imobiliária, etc, etc... Tudo que der lucro!
    Boa postagem!!!
    Um abraço!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.