quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Praia da Nazaré

No distrito de Leiria, em plena região da Estremadura, de frente para o Atlântico numa enseada entre o promontório do Sítio e os montes da Pederneira, fica a Nazaré.


Foto: Olhares.pt_ Rosalina Pires


É limitada a norte pelo promontório e a sul e pelo porto de abrigo, conservando no Verão as tradicionais barracas de lona com riscas de cores fortes.


Foto: www.orbitur.com

É uma praia com um extenso areal, onde existe ainda uma forte presença das gentes do mar. É terra de pescadores, onde as varinas usam, tradicionalmente, as sete saias.


Foto: www.pbase.com _ Dias dos Reis


Ainda se podem ver pescadores vestidos com camisas de xadrez e calças pretas, e as suas mulheres, a remendar as redes de pesca ou a secar o peixe sobre o areal, perto dos seus barquinhos coloridos.


Foto: wikipedia_Georges Jansoone


A avenida principal convida a passear ou simplesmente parar um pouco para descansar e contemplar o mar num fim de tarde.


www.panoramio_Kataforeze


Dadas as condições do mar, as ondas da Nazaré são muito procuradas por surfistas e praticantes de bodyboard.




Para apreciar a beleza da praia em toda a sua extensão bem como o casario da Praia da Nazaré vale a pena subir ao Sítio da Nazaré.


Foto: www.cp.pt


A subida pode ser feita através do ascensor ou elevador da Nazaré com mais de cem anos, que liga o centro da vila ao seu ponto mais alto.


Foto: www.mundofotos.net


Lá no alto é possível disfrutar de uma magnífica paisagem da Vila da Nazaré e de toda a costa, até onde o olhar alcança.


Foto: net

Foto: www.panoramio_Kataforeze


No Sítio da Nazaré, o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré é um local de visita obrigatória. No seu interior, guarda-se a Sagrada imagem de Nossa Senhora da Nazaré, uma Virgem Negra, esculpida em madeira, trazida de Mérida para este Sítio, no ano de 711. A esta imagem mariana está ligada a Lenda da Nazaré.


Foto: www.panoramio.com


Erguendo-se numa posição dominante sobre a praia da Nazaré,  fica o Forte de São Miguel Arcanjo, também referido como Forte do Morro da Nazaré ou simplesmente Forte da Nazaré. Desde 1903 está aqui instalado um Farol de auxílio à navegação que, actualmente, tem um alcance luminoso de 15 milhas, sendo completado por um sinal sonoro de aviso em dias de nevoeiro intenso.


Foto: www.turismonaweb.com


Desde o Sítio em direcção a norte atravessa-se o promontório, a praia, e pelo pinhal da Senhora chega-se ao Monte de S. Bartolomeu e à Pederneira, local de origem do povoado.


Foto: Wikipedia_Vitor Oliveira


Serviços de apoio disponíveis:
Bodyboard, Surf, Posto de Turismo, Acesso a deficientes, Parque de campismo, Pesca desportiva, Aluguer de toldos, espreguiçadeiras, Bar, Duches, Instalações sanitárias, Praia vigiada, Restaurante, Embarcações motorizadas, Voleibol de praia, Mergulho, Futebol de praia, Vela .

Foto: www.Flickr.com


Se quer saber um pouco mais sobre esta belíssima praia, pode ver este artigo completo visitando o meu blog "Viajar é alargar os horizontes".


Foto: Olhares.pt_ Pedro Soeiro


Uma praia espectacular de água límpida e dourado areal, que conjugado com o casario branco dos pescadores e os enormes penhascos sobre um mar de um azul intenso fazem desta vila piscatória um destino a não perder.


Fontes e Fotos: Wikipedia; www.cm-nazare.pt/; http://www.rotasturisticas.com/www.portugalvirtual.pt/ ;www.portugaltravelguide.com/pt/; Olhares.aeiou.pt/; www.pbase.com ; Panoramio; Flickr; várias pesquisa na net

Vá conhecer, Vale a pena.



Foto: www.panoramio.com_Mario Eloi Castro


"Conhecer não é demonstrar nem explicar, é aceder à visão." (Antoine de Saint-Exupéry)

5 comentários:

  1. [i]Amiga querida, que saudades!
    Que alegria receber sua visita!

    Como sempre, tudo tão enriquecedor
    por aqui...

    Um beijo enorme no seu coração, viu!?

    Arnalda Rabelo

    ResponderEliminar
  2. Para você com todo o meu carinho.

    Amigos "Virtuais"?...

    É lindo sentir o calor do teu coração
    a uma distância inexistente.
    Olhar além de uma imagem
    Ter na alma uma sensibilidade apta a
    ouvir cânticos trazidos pelo vento
    Melodias sinceras e raras...
    Como quem diz: Eu estou aqui...


    Arnalda Rabelo

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga, meus pais eram de Leiria e sempre comentavam muito da praia de Nazaré, realmente é muito linda...Beijocas

    ResponderEliminar
  4. A Nazaré é uma praia muito bonita e que todos gostam de saborear na maresia e nas ondas calmas.
    O sítio da Nazaré será um dos pontos turísticos a visitar. Linda a Igreja e todo o panorama que se pode viver do cimo do rochedo.

    ResponderEliminar
  5. Um lugar encantador... relatou em perfeição, com belissimas fotos...

    PAZ & BEM

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.