quinta-feira, 22 de julho de 2010

Praia do Guincho

A Praia do Guincho é uma praia situada a cerca de 5 km de Cascais, localizada no vale das serras de Sintra e virada para o Atlântico.

Foto: www.ezimut.com


A praia cobre uma área extensa e tem mais de 1,5km de comprimento, de areia fina e dourada. As suas águas são por vezes bem frias mas são limpas e cristalinas.


Foto: www.trekearth.com_Copyright_Luis Palma


Situada numa zona de dunas e muito exposta aos ventos de norte, esta praia tem fama mundial como praia para desportos náuticos, como o windsurf e surf, sendo frequentemente escolhida para a realização de competições nacionais e internacionais.



Os meses de Julho e Agosto são os melhores para a prática destes desportos, ainda que, a partir do mês de Maio já estão garantidas as condições necessárias.




A praia está essencialmente dividida em duas grandes partes, nomeadamente, o lado norte que é mais indicado para a prática de windsurf, e o lado sul que é geralmente a escolha dos amantes do surf.



Foto: www.guiadacidade.pt


Apoios de praia: Dispõe de diversos equipamentos, tais como, chuveiros, acesso a pessoas com mobilidade reduzida, parque de estacionamento gratuito, posto de primeiros socorros, escola de surf e o indispensável nadador salvador, que está no activo durante o período balnear. Existem dois bares de praia nos extremos desta, abertos todo o ano.


Foto: Wikipedia_Husond


Não distando muitos quilometros desta praia é imprescindível também visitar a famosa Boca do Inderno. O seu nome deve-se à analogia morfológica e ao tremendo e assustador impacto das vagas que aí se fazem sentir. Daqui se pode disfrutar uma paisagem maravilhosa, é  o lugar “onde a terra acaba e o mar começa”, como o caracterizou Camões.


Foto: Wikimapia

Foto: Wikipedia_Georges Jansoone

Foto: Wikipedia_Jeffrey Pang


O enquadramento paisagístico é excepcional com uma costa recortada estendendo-se até às arribas do Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa. Aqui se sente toda a energia do Mar e se pode apreciar toda a sua admirável beleza.


Foto: www.trekearth.com_Copyright_Rui Miranda


A Praia do Guincho, é uma das melhores praias de Cascais e um dos melhores locais em Portugal para a prática de desportos náuticos como o surf, windsurf e o kitesurf. É imprescindível visitar.

Fontes e Fotos: Wikipedia; www.trekearth.com; www.cm-cascais.pt; www.portugalvirtual.pt; www.cascais-portugal.com; www.guiadacidade.pt; outros net

Foto: www.trekearth.com_Copyright_Jozef+Zbigniew+Napora


 "O mar não é um obstáculo: é um caminho." (Amyr Klink)

5 comentários:

  1. Tem razão que a praia do Guincho é bonita como são todas as praias da costa portuguesa.
    Vale a pena não só visitar como ir e ficar por ali uns dias.

    ResponderEliminar
  2. Minha linda amiga como eu conheço bem a praia do guincho, ia lá algumas vezes na década de 60.
    Hoje já para lá não vou pois também já não frequento as praias porque não me dou muito bem,
    mas lhe digo alguém a deveria glorificar, pela maneira tão linda, que mostra as nossas maravilhas ao mundo.
    Um grande bem-aja para si meu bem, beijinhos de muita luz e paz

    ResponderEliminar
  3. Maria, que imagens mais lindas!!
    Obrigada pela partilha.
    E a filha está gostando do Rio de Janeiro?
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria!
    Que lugares lindos que você mostra de Portugal.Um dos meus sonhos e espero conseguir é conhecer Portugal.Suas fotos estão maravilhosas!
    abraços

    ResponderEliminar
  5. Amigos, obrigado pelas vossas carinhosas mensagens.
    Amiga Dora, relativamente à minha filha ela está a adorar o Rio. Neste momento anda à procura de casa para ela e para mais 2 amigos e está a ser bem dificil, mas eu acredito que Deus os vai ajudar e irão encontrar o apartamento certinho para eles. Obrigado pelo seu carinho.
    bjs do tamanho do infinito
    Maria

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.