16/07/2010

Pamukkale - “Castelo de Algodão”

Pamukkale é uma das maravilhas naturais mais extraordinárias da Turquia. É um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que desce em cascata numa colina.


A grande atracção é a imensidão branca do penhasco com bacias esculpidas cheias de água e quedas d’água congeladas, que parecem feitas de neve, nuvens de algodão.

As águas termais brotam do chão à 35 graus e formam piscinas de água azul turquesa, que aliado ao brilho do travertino sob a luz do sol, fazem ali parecer um lugar encantado. Recebeu o nome de Pamukkale, que em turco significa “Castelo de Algodão”.

A explicação científica são os locais térmicos quentes que por baixo do monte provocam o derrame de carbonato de cálcio, que solidifica como mármore travertino.

É uma paisagem protegida que fascina, pois a acção das várias águas minerais que contém óxidos de cálcio deixou fantásticas marcas nas estruturas.

O efeito resultante é espectacular: as águas derramam sobre uma série de degraus, formando cascatas solidificadas e bizarras.


Tanto as cascatas como a água mudam de cor de acordo com a luz solar que as ilumina e o efeito é surpreendente. Às vezes brancas, outras azuis, verdes ou ainda avermelhadas. O espectáculo é deslumbrante.


A dinâmica contínua da erosão e a transformação da paisagem natural resulta num ambiente inigualável.


Ao longo de sua história, Pamukkale sempre recebeu a visita de ilustres personagens, como Cleópatra, Júlio César e diversos outros imperadores romanos, que procuravam descanso e bem estar na principal estância termal da região.

PAMUKKALE é um dos fenômenos mais originais encontrados na natureza.

Texto explicativo e Fotos: Net vários


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johann Goethe)

4 comentários:

  1. Maravilha...o local e a narrativa....
    País prendado com maravilhas naturais...
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Que lindo...amei...não conhecia tais belezas naturais tão encantadoras... obrigada por nos mostrar amiga...
    Tenha um ótimo final de semana!
    Beijos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga!Desculpa esta minha ausência mas estou de férias.Realmente algo de grande beleza,mostra bem o que a natureza é fertil para nos dar,basta nós sermos amigos e tentar preservar a mesma.
    Beijinho de amizade Lisa

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Imagens fantásticas, dá pra encantaro nosso coração que precisa ser aqecido como frio que faz por aqui...
    Belo post!
    Abraços fraternos

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo