quinta-feira, 22 de julho de 2010

Lagrima de Preta - António Gedeão



Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.
Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.




Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.

António Gedeão


Todos diferentes, Todos iguais!

16 comentários:

  1. Adoro este poema... este Poeta.
    Gosto da sua versão musicada e cantada por Manuel Freire

    Aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=WC6UecdUPSw

    L.B.

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga, esse poema é uma das coisas mais lindas que já vi. Mas também é uma demonstração de racismo incrível. Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas.

    (Frederico Garcia Lorca)


    Feliz dia!!Saudações poéticas M@ria

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga Marilu, penso que o Poeta António Gedeão, quis demonstrar através deste poema que não interessa a raça ou a cor da nossa pele, todos somos iguais, todos amamos, rimos, choramos e sofremos de igual maneira.

    SOMOS TODOS DIFERENTES, MAS SOMOS TODOS IGUAIS.

    Na minha humilde opinião não é um poema racista, antes pelo contrário é um poema que nos dá uma lição de respeito e fraternidade, uma lição contra o racismo, só por isso o coloquei aqui no meu cantinho, uma vez que sou 100% contra a descriminação das pessoas, seja por raça, sexo ou religião.

    bjs do tamanho do infinito
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Amiga Lidia, fui ver o link que me enviou e também gostei muito, acho que enriquece ainda mais o poema, por isso acabei por colocar o video.
    Obrigado pela sugestão.
    bjs do tamanho do infinito
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Maravilhoso e muito feliz....se bem que..
    todo o Trabalho de Gedeão é soberbo.
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Querida vim te agradecer o selinho...adorei...acabei de postar lá no Blog...beijinhos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  9. Maria o que eu quiz dizer, é que se realmente isso aconteceu, imagine você naquela época o absurdo que era, até examinar as lágrimas de uma pessoa negra, a que ponto chegaria o racismo, a maldade, do ser humano. Não quiz dizer de forma alguma que o poema é racista, ao contrário, ele descreve muito bem o sofrimento a que eram submetidos os negros. O poema é lindo...Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Minha querida me desculpe mas não encontrei o selinho mas não se preocupe eu lhe fico grata da mesma maneira.
    Beijinhos de luz e muita paz, o meu agradecimento

    ResponderEliminar
  11. As igualdades são compostas de diferentes partículas para formar o todo. Gostei do seu bjo do tamanho do infinito, mto legal, seu post foi mto iluminado vc fez uma escolha de luxo, pra vc minha linda bjos, bjos e bjossssssssssssss

    ResponderEliminar
  12. Este poema...está sempre actual! lembro-me de o ler pela primeira vez era eu estudante...com colegas de várias raças...fiz, na práctica a experiência de Gedeão e cheguei à mesma conclusão que ele: TODOS IGUAIS!
    Beijo amigo
    Graça

    ResponderEliminar
  13. Olá Maria!
    As Lágrimas e o sangue são iguais, e as pessoas também, só alguns menos inteligentes, é que acham as outras diferentes.

    Beijinho grande,
    José.

    ResponderEliminar
  14. Estou aqui para agradecer a você...

    sua simpatia por lembrar-se de mim,

    sua dedicação e sua fidelidade,

    Sabe, tudo que é bom dura o tempo
    suficiente para se tornar inesquecível,

    e isto você é, INESQUECÍVEL...

    Obrigada pelo seu carinho.

    Fim de semana de luz.

    Voltando aos poucos.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  15. gostaria de saber as figuras de estilo presentes no poema lágrima de preta

    ResponderEliminar
  16. Gostei muito do poema :)

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.