sexta-feira, 14 de maio de 2010

Primavera no Japão




A Primavera é uma estação do ano magnífica em qualquer parte do Mundo. Hoje decidi colocar fotos da Primavera no Japão, acompanhadas por um texto de Cecilia Meireles.

" A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la.


A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.


Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores. Há bosques de rododentros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur.


Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.


Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.


Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.


Mas é certo que a primavera chega.

É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.


Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim.

Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu.


E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvi¬los que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.


Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul.


Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra.


Os casulos brancos das gardénias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.


Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade.

Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.

Texto: extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1"
Fotos: Net



"Quando o dia começar sem o canto dos pássaros, as flores não brotarem mais na primavera e os rios morrerem em seus leitos, a natureza certamente dará uma resposta ao seu algoz." (Paulo Roberto Avelino de Oliveira)

16 comentários:

  1. Excelente artigo. O texto é muito bom e adequado ao tema. Bom seria se todas as Primaveras fossem assim, e pudessem ser admiradas com calma e tranquilidade, para absorvermos todos os seus pormenores.
    Uma excelente Primavera para ti.

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  2. Que bonito! E eu a pensar que o Japão era só industria, hehehehe... estou a brincar, gostei. Fiquei a saber que o Japão tambem tem um pouco da riqueza, pois para mim não existe melhor riqueza do que a natureza. Sou um naturalista nato.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso, eu amo a primavera, fiquei encantada com as imagens, se eu tivesse a oportunidade de estar nesse lugar por apenas alguns minutos já valeriam pela vida inteira.

    Parabéns pelo post.

    Fim de semana de luz amiga.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  4. Muito linnnndo!!!
    Adorei... vou passar aqui mais vezes, ok?!
    Bjão e um fim de semana super iluminado :)

    ResponderEliminar
  5. Maria minha querida...que imagens absolutamente deslumbrantes... amei... isso mais parece um paraíso na Terra...
    Tenha um final de semana tão lindo e florido como nestas imagens primaveris...
    Beijos
    Valéria

    ResponderEliminar
  6. Lindas imagens de um país distante.
    Obrigada pelos votos de bom fim de semana , mas vai ser passado essencialmente a trabalhar.

    um abraço
    tulipa

    ResponderEliminar
  7. Olá querida
    Obrigada pela visita pelas lindas palavras.
    Bom fim de semana.
    Linda Primavera, flores alegram nosso dia.

    Dá amor aos que te amam,
    dá amor aos que parecem não te amar.
    Este é o estado divino.
    Desta forma, adquires proteção contra as energias
    que não estão na mesma freqüência que a tua.
    Se assim queres, assim farás.
    E vá seguro, porque a luz que está em ti é suficiente.
    Sempre.
    Com muito carinho BJS.

    ResponderEliminar
  8. Nossa amada tá tuuudo muito lindo!!!
    Poxa,meu parabénsssssssssssssssss.
    Obrigado pela sua visita amada,seus comentários são bons demais.
    Beijokas minha flor.

    ResponderEliminar
  9. Olá Maria!

    O Japão é um país de fortes contrastes - quase chocantes, diria - entra a massificação das grandes cidades de aspecto "hostil" para o ser humano e estas lindas paisagens idílicas, dum campo que ainda resiste intacto; natureza pura.
    E, quanto a esta última,ela nunca se regulou por nós, somos sempre nós a ter que acertar o passo por ela ...e seria bom que não o esquecêssemos!
    Está muito bonito o poste; parabéns!

    Beijinhos; bom fim de semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
  10. Olá Maria. que bonitas imagens, a primavera trás consigo esta beleza toda, e você faz deste blog uma pequena maravilha, com estas flores todas,

    um bom final de semana,
    Um beijinho,
    José.

    ResponderEliminar
  11. Boa noite, Maria, lindas imagens do Japão com suas primaveras, aqui estamos no inverno, mas essas flores permanecem na alma, dando beleza e cor a vida. Bom fim de semana, bjos.

    ResponderEliminar
  12. Oi Maria,

    belíssimas e encantadoras imagens... Amo a primavera. Bj com carinho.

    ResponderEliminar
  13. Mariiiia... Que beleza de postagem! Parabéns!!!Me perdi em meio a tantas flores.
    O seu blog deveria ganhar um prêmio, pelas flores e pelas palavras.
    Obrigada pelo seu carinho, eu fico muito feliz!
    Beijos
    Glória

    ResponderEliminar
  14. É FASCINANTE PASSEAR PELAS IMAGENS LINDAS E FANTÁSTICAS DO SEU BLOG. ESTOU ENCANTADA, EXTASIADA, SEMPRE.
    SILVIA FORTALEZA CE. BRASIL

    ResponderEliminar
  15. É FASCINANTE PASSEAR PELAS IMAGENS LINDAS E FANTÁSTICAS DO SEU BLOG. ESTOU EXTASIADA, ENCANTADA SEMPRE.
    .

    ResponderEliminar
  16. Oi amei as fotos nao sabia que o Japao era tao lindo assim...e eu vou participar de um concursos de desenho e vou desenhar a primeira imagem e espero que eu ganhe...eu A-DO-REI...eu tenho apenas 10 anos e me chamo Giovanna.
    Eu amei...muitissisisimo obrigada...
    Voces entao de parabems!!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.