sexta-feira, 23 de abril de 2010

Rosa sem Espinhos - Almeida Garret



Para todos tens carinhos,
A ninguém mostras rigor!
Que rosa és tu sem espinhos?
Ai, que não te entendo, flor!

Se a borboleta vaidosa
A desdém te vai beijar,
O mais que lhe fazes, rosa,
É sorrir e é corar.

E quando a sonsa da abelha,
Tão modesta em seu zumbir,
Te diz: «Ó rosa vermelha,
Bem me podes acudir:

Deixa do cálix divino
Uma gota só libar...
Deixa, é néctar peregrino,
Mel que eu não sei fabricar ...»

Tu de lástima rendida,
De maldita compaixão,
Tu à súplica atrevida
Sabes tu dizer que não?

Tanta lástima e carinhos,
Tanto dó, nenhum rigor!
És rosa e não tens espinhos!
Ai !, que não te entendo, flor.

Almeida Garrett, in 'Folhas Caídas'



18 comentários:

  1. Diga-me qual a rosa que não tem espinhos... e eu te direi qual a flor que não sente dor.
    Se todas elas são seres vivos, das mais variadas até as mais raras, coloridas e perfumadas ou perigosas e venenosas. Mesmo assim, são flores!
    Beijos
    Glória

    ResponderEliminar
  2. Pois é todas as rosas têm espinhos...mas
    também todas são bem perfumadas.
    Gostei de estar aqui. Beijinho/Irene/Portugal

    ResponderEliminar
  3. Maria...minha flor amiga...que poema sensível...belo...
    Sempre muito bom vir aqui te visitar amiga...adorei suas palavras lá no meu cantinho...
    Beijos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  4. Oi Maria, obrigada pela visita no meu blog, será um prazer compartilhar um pouco das divagações com você...eu sou uma rosa e tenho muitos espinhos ahhh se tenho....
    Lindo poema, não tinha lido nada deste autor ainda..
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Bela transcrição de Garret minina Maria,suma não snif,com sôdades estava docê!

    bzuzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    viva la vida

    ResponderEliminar
  6. Nossa Maria,

    Que blog belíssimo, minha amiga. parabéns. Estou deveras encantado. Muito obrigado por sua visita lá no blog do Pó de Poesia. Gostaria de convidá-la a visitar meu blog pessoal para conhecer outros poemas de minha autoria. O endereço é http://emaranhadorufiniano.blogspot.com
    poste seus valiosíssimos comentários que para mim são muito importantes. estou te seguindo nos dois blogs. Ah! Fico muito admirado em saber que tenho uma colega tão viajada. Rsrsrs. Adorei as fotos do Japão, Portugal e Canadá. Algarve tem uma importância histórica para o Brasil muito grande. Bjs e vamos continuar amntendo contato!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém pode posta ai a análise do pema ?

      Eliminar
  7. Toda a rosa tem espinhos...mas a rosa de Almeida Garret só tinha "espinhos" para quem ela queria...
    Há muito que não lia este poema que é lindissimo.
    Beijo amigo
    Graça

    ResponderEliminar
  8. que lindo seu blog amei e me tornei sua seguidora parabens!e tenha um lindo fds!

    ResponderEliminar
  9. Lindos versos, linda imagem, seu blog é um show!
    Grande abraço!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  10. Querida venho deixar meu abraço e beijinhos de luz, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Vim agradecer o dizer lindo
    que ficou lá no bailado
    mesmo ali ao lado :)
    aqui cheira a poesia
    coração doce enfeitado
    muito bem decorado
    hoje com rosas de poeta
    que um todo completa...

    fica um beijo de carinho
    bom fim-de-semana com solinho :)

    ResponderEliminar
  12. Olá Maria!
    Agradeço sua visita e seu comentário!
    Gostei muito do seu blog.
    Belo poema!
    Um abraço e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  13. Olá Maria, muito grato pela sua visita e pelas palavras no meu blog....
    Belo poema...Espectacular....
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Este blog também é show!
    Parabéns pelo capricho e dedicação, Maria! Lindo demais!
    Bjkas, muitas!

    ResponderEliminar
  15. Maria, é um prazer recebe-la no VOZES DE MINHA ALMA, e me sinto honrado por isso!
    Quero conhecer mais sobre o Garret, porque pela sua biografia, noto que é um dos ícones sagrados da literatura portuguesa.
    Mas nesse momento, foi agradável conhece-la.
    Beijos, e um abraço fraterno.

    ***

    "Flor misteriosa, sensual e tão bonita...
    Flor dos deuses, dos amores, das estrelas,
    Concebida em amor, na paixão e no afeto!"

    ResponderEliminar
  16. Bom final de semana, amiga!
    Bjkas, muitas!

    ResponderEliminar
  17. Querida Maria,

    Muitíssimo obrigado por todo o carinho... Tb estarei aqui contigo, não por gentileza, mas porque gostei demais... MAgnificas as postagens...

    Convido vc a conhecer o meu outro blog, Amigo da Sofia, com poemas próprios... Na Nômade tem o link...

    Ótimo final de semana (ou o que resta dele. Rs!)

    Luz e paz!!!

    Com carinho e apreço,
    Whesley Fagliari - Nômade Escola de Poesia

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.