16/04/2010

Pelos Castelos de Loire


O Loire é um formoso vale, um éden francês, sendo conhecido pelos seus belos castelos, muitos dos quais ficam em pequenas e charmosas cidades.


Chambord

Foto: architecture.desktopnexus.com

O extraordinário número de castelos no Vale do Loire (Valée de la Loire) explica-se pelo facto de a região ter sido um dos locais favoritos dos reis e da aristocracia francesa desde a Idade Média. Os castelos mais antigos são medievais e foram de facto fortalezas, enquanto os mais recentes são palácios renascentistas e clássicos, destinados ao lazer e rodeados de magníficos jardins.



Château d’Amboise
Foi construido num local que contempla do alto o Rio Loire, ponto este escolhido para que dessa forma fosse possível controlar um vão estratégico que foi mais tarde substituído por uma ponte.


Foto: Pinterest

Começou a ser construído no século XI e foi aumentado em 1400 por Charles VII, depois do seu proprietário, Louis d’Amboise, ter sido acusado de conspiração contra Luís XI e ter sido executado em 1431. Francisco I foi proclamado rei em Amboise, o qual pertencia à sua mãe, Luísa de Sabóia, tendo o catelo, durante os primeiros anos do seu reinado, atingido os pináculos da sua glória. Uma das medidas que tomou prendeu-se com a reforma da ala Luís XII. Como convidado do rei, Leonardo da Vinci chegou ao Castelo de Amboise em Dezembro de 1515, tendo vivido e trabalhado no vizinho Clos Lucé, ligado a este castelo por uma passagem subterrânea. É dito aos turistas que o seu corpo do sábio, falecido em 1519, encontra-se sepultado na Capela de Saint-Hubert, anexa ao castelo, a qual havia sido construída entre 1491 e 1496.



Château Chambord
É um dos mais conhecidos castelos do mundo devido à sua distinta arquitectura em estilo Renascentista Francês que combina as formas medievais francesas tradicionais com as estruturas clássicas italianas.



Foto: Wikipedia_Calips

O Rei François I já possuía os Castelos de Amboise, Blois e Chenonceaux quando sentiu a necessidade de uma pousada de caça mais elegante. Assim, o Castelo de Chambord foi construído entre 1519 e 1547 com 440 divisões, num estilo renascentista magnífico com escadaria dupla, supostamente desenhada por Leonardo da Vinci que visitou o Castelo durante a sua construção. O castelo conta ainda com 365 lareiras e estábulos com capacidade para 1200 cavalos. Os visitantes podem passear pelo telhado do Castelo e daí observar os campos em redor.


Château Chenonceaux
É também conhecido como Castelo das Sete Damas, é considerado por muitos o mais bonito Castelo do Loire, pois estende-se em cima do Rio Cher como uma ponte, numa grandiosidade sumptuosa suportada nos seus arcos sobre o rio.


Foto: www.wikiwand.com/

Foi originalmente construído em 1521 por Thomas Bohier. O seu filho doou o castelo ao Rei François I que o tornou numa pousada de caça. Em 1599, Catarina de Medici construiu os andares em cima da ponte que tinha sido erguida anteriormente.


Château Villandry
O castelo renascentista de Villandry terminado cerca de 1536, foi o último dos grandes châteaux construídos nas margens do Rio Loire na época do Renascimento. Pertenceu a Jean Le Breton, ministro das finanças de Francisco I. No início do século XX foi comprado por Joachim Carvallo, bisavô dos actuais proprietários, que o restaurou completamente.



Wikipedia:Peter

É famoso por jardins excepcionalmente bonitos e bem cuidados; os canteiros simbolizam os diferentes tipos de amor.



Château de Langeais
É um castelo medieval com altas torres e grossas muralhas dominando a pequena vila a seus pés, construído sobre um promontório criado pelo pequeno vale do rio Roumer, na abertura do Vale do Loire. O castelo de Langeais foi originalmente construído como uma fortaleza do século X por Foulques Nerra de Anjou.



Foto: 1Zoom.net

A construção do castelo de Langeais foi muito rápida. Em 1465 as obras tiveram início e quatro anos mais tarde já estavam concluídas, pois Luis XI não poupou recursos para o andamento dos serviços. A evidente homogeneidade arquitetónica de Langeais é um reflexo da rapidez de sua construção, pois enquanto os outros castelos do Loire foram erguidos em etapas, com alas muitas vezes construídas em épocas diferentes e sob a influência de estilos arquitetónicos diversos, Langeais é um bloco único e harmônico, basicamente uma fortaleza medieval com altas muralhas, imponentes torres em formato circular, caminho de ronda no perímetro do castelo conectando as torres, tetos de ardósia e ponte levadiça sobre o fosso – agora seco – que oferecia proteção adicional ao castelo.


Château Rigny-Ussé
Em posição dominante sobre o rio Indre, foi erguido em 1642 com a primitiva função de fortaleza. Posteriormente foi reformado, passando a ser ornado por torres e janelas.
O Castelo de Ussé é mais conhecido como o castelo da Bela Adormecida.


Foto: http://www.wallconvert.com

O castelo apresenta dois estilos arquitectónicos, um de inspiração medieval e gótica e outro renascentista. O pátio interior apresenta exemplos destes dois estilos. Esta duplicidade de estilos explica-se pela existência de vários períodos construtivos na história do edifício, sendo os elementos mais antigos datados do século XV, enquanto o palácio só viria a adquirir o seu aspecto actual entre o século XVI e o século XVII.


Fontes e Fotos: Wikipedia; 1ms.net; http://www.wallconvert.com; http://background-download.com/; www.globeimages.net; freedesktopwallpapers.org, desktopbackground.in ; outros net

5 comentários:

  1. Deu pra sonhar por aqui com tantos castelos lindos!beijos,lindo dia!chica

    ResponderEliminar
  2. Maria...um lugar mais belo que o outro...que jardins, que arquitetura.... encantadores... bom demais viajar pelo mundo com você amiga...
    Beijos...

    ResponderEliminar
  3. Mais um excelente artigo com a qualidade a que nos vais habituando, desde à bastante tempo.
    Sem dúvida um dos lugares mais bonitos e espectaculares do mundo, ainda para mais enaltecido com a beleza dos seus castelos.
    Excelente.

    ResponderEliminar
  4. Maria, que postagem mais linda! Parece um conto de fadas, com castelos belíssimos, uma verdadeira viagem você nos proporciona.
    Obrigada!
    Meu desejo é de um ótimo dia pra você e para todos aqueles que você ama.
    Um ótimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Castelos tão lindos, que dá vontade de pegar num avião e ir visitá-los =)

    DI

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo