quinta-feira, 15 de abril de 2010

Os Cogumelos a Saúde e a Natureza


Os cogumelos são fungos com uma estrutura simples, sem raízes, folhas ou flores. Reproduzem-se através de esporos que dão origem ao micélio - parte vegetativa do cogumelo. Simplificando, pode-se dizer que os cogumelos são compostos por micélio, pé, chapéu e, às vezes, anéis. Contudo, nem todas as espécies apresentam estas quatro partes.


São conhecidos desde a antiguidade quando o homem já os utilizava como um alimento de elevado valor nutritivo e terapêutico. Na natureza, existem centenas de espécies diferentes de cogumelos.

Os cogumelos têm capacidades medicinais surpreendentes no combate a problemas de saúde tão distintos como o colesterol ou o desenvolvimento de tumor.

"Os cogumelos são excelentes reguladores do trânsito intestinal, têm excelentes propriedades imunológicas, ou seja, estimulam o sistema imunitário contra as agressões a que o organismo está sujeito e conseguem bons resultados na redução dos níveis do colesterol", (Xavier Martins).


As suas propriedades terapêuticas são inúmeras e vale a pena conhecê-las de forma a tirar todos os benefícios possíveis para a saúde.

Ajuda à ingestão de vitaminas - O seu consumo regular ajuda à ingestão de vitaminas A e C, vitaminas do complexo B e em minerais (selénio, cálcio, iodo, fósforo). A vitamina B promove a protecção da pele, da visão e do sistema digestivo, enquanto que o selénio, por exemplo, protege a tiróide, reforça o sistema imunitário e é um importante antioxidante.


- São um aliado dos hipertensos, o segredo está na elevada concentração de potássio, um aliado natural que ajuda a controlar os níveis de tensão arterial. Este nutriente desempenha um papel importante no metabolismo celular e no funcionamento do sistema nervoso e muscular.

- Auxilia o funcionamento dos intestinos - Cerca de 90% da composição dos cogumelos é água, o que explica por que motivo é tão apreciado por todos os que se preocupam com a linha. O seu elevado teor em fibras auxilia o funcionamento do intestino, actua no controle do colesterol e na prevenção das doenças cardiovasculares.

- Quase sem calorias (28kcal em médica para cada 100g) e com pouca gordura, os cogumelos guardam ainda um valor apreciado de proteínas (por exemplo 100g de cogumelos comestíveis frescos correspondem a cerca de 5g de proteínas).



Atenção
- Se optar por fritá-los, lembre-se que as calorias também aumentam! Pense em soluções criativas e saborosas tal como um arroz de cogumelos, massa com cogumelos ou milho, em saladas ou na sopa.

- Se gosta de os apanhar, é preciso grande cuidado e profundo conhecimento das espécies comestíveis, pois alguns são altamente venenosos ou tóxicos. A colheita deve ser feita com auxílio de uma faca. Deve cortar-se o cogumelo de forma a deixar na terra o micélio, pois este irá dar origem novamente a outro cogumelo no ano seguinte.

Nunca devemos esquecer que para fazer alimentação saudável é importante que esta seja variada, com a ingestão regular de fruta, verduras, leguminosas, peixe, carnes brancas e lacticínios. A água também não deve faltar, muito menos o exercício físico, um aliado indispensável para queimar as calorias que ingere e aumentar a sua massa muscular.


Todos os cogumelos mesmo os não comestíveis e até os venenosos, têm funções ecológicas benéficas para a floresta, assim como para o ambiente, por isso não devem ser destruidos. Sendo os cogumelos um fungo, eles são componentes importantes do ecossistema, representando um papel de equilíbrio dos espaços florestais.


Fontes: www.cientic.com; artigo da Nutricionista Dra. Alexandra Bento; http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/documentos/boas_praticas_cogumelos.pdf; http://www.quercus.pt/; outros.

montagem de fotos


"Investir em conhecimentos rende sempre melhores juros." (Benjamin Franklin)

9 comentários:

  1. São lindos, para além das propriedades alimentares.
    Associo-os sempre aos contos infantis, à fantasia, à beleza dos bosques e florestas de duendes.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Muito legal.Aqui em casa os consumimos uma vez por semana...Adoramos!beijos,chica

    ResponderEliminar
  3. Maria querida...como sempre seus posts são impecáveis...instrutivos...maravilhosos...amei as fotos...
    Deixei recadinho pra você nos meus blogs...
    Beijos flor amiga...

    ResponderEliminar
  4. Coincidências? Hoje o nosso almoço foi massa com cubinhos de frango e muitos cogumelos...Usamos e abusamos muito deles por serem de fácil digestão.
    E agora, ainda fiquei mais "fã" depois desta explicação completa sobre o valor nutriente dos nossos amigos... Que bom!
    Beijocas e bom fds
    Graça

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa todos gostam de cogumelos. Gostei de ler pois quase nada conheço sobre cogumelos.
    Além dos enlatados abundas nestas matas os míscaros e algumas zonas com os frades.
    Os restantes não conheço e como existem variedade venenosas nunca os colho.
    Gostei de saber dos benefícios que se obtém na saúde pelo seu consumo e as diversas formas de os cozinhar.

    ResponderEliminar
  6. Li com atenção esta postagem. Procurei reter alguns ensinamentos nela contidos, bem como os benefícios resultantes da sua inclusão numa alimentação saudável.
    Os cogumelos fazem parte das memórias da minha infância. Procurávamo-los nos pinhais. Eram um saboroso petisco.
    A vida é a arte do encontro. A sua visita, ao meu "cantinho", foi uma agradável surpresa. Volte sempre.
    Vou passar a acompanhar este surpreendente espaço.
    Saudações ecológicas.

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria,Boa tarde!
    Obrigado pela visita e simpáticas palavras deixadas - que sabe sempre muito bem ler.

    E quanto aos cogumelos aqui trazidos, e muito bem apresentados pelas bonitas imagens,é de facto extraordinário que um alimento tão rico nos seja oferecido pela Naturaza, a troco de só termos que nos baixar para os apanhar ... e ter o cuidado de não colher os errados.
    Está bonito o post; parabéns.
    Beijinhos.
    Vitor

    ResponderEliminar
  8. Maria, valeu pela publicação...
    O blog esta belissímo...
    Boa quinta-feira!!!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  9. Muito bom este artigo sobre cogumelos e, as fotos estão bem bonitas, bastante ilustrativas.
    Vou aproveitar a dica e preparar para o almoço um "arroz com cogumelos". Adoro!
    Bjs.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.