19/04/2010

Há mais marés que marinheiros - Poema de José



Na areia molhada
ficou marcado o meu pé
e veio a água salgada
apagou a minha pegada
na enchente da maré

Seis horas a encher
outras tantas a vazar
com paciência fiquei a ver
mas gostava de saber
onde a água ia parar

Comecei a vela mais distante
e a praia ficou molhada
e para além do horizonte
e mesmo naquele instante
eu não via mais nada

Fiquei com alguma mágoa
por não conseguir descobrir
e reparei numa vaga
que levava longe a água
que depois voltava a vir

E algum tempo fiquei à espera
sem saber bem os porquês
fiquei com a certeza que era
os movimentos da terra
que faziam as ondas e as marés

Duas vezes é praia-mar
e duas vezes maré vazia
de dia ou à luz do luar
em movimentos sem parar
as vinte e quatro horas do dia

As ondas batendo na areia
mais forte ou mais devagar
e batendo volta e meia
quando está a maré cheia
ou mesmo na baixa-mar

Descobertos por humanos
de espíritos aventureiros
há alguns milhares de anos
que em todos os Oceanos
“há mais marés que marinheiros”

Poema do meu amigo José

do blog "Reflexões e outras divagações".

É um cantinho maravilhoso onde ele consegue de forma sublime escrever em verso as realidades do dia-a-dia. Merece sem sombra de dúvidas uma visita.

"Poesia é quando uma emoção encontra seu pensamento e o pensamento encontra palavras." (Robert Frost)

5 comentários:

  1. Que linda poesia...
    É maravilhoso o vai e vem do mar...é tão belo ver as suas marés...
    Uma ótima semana querida amiga!!!
    Beijos...

    ResponderEliminar
  2. Olá querida
    Muito lindo, o poema do seu amigo, uma bela escolha, quem pode com o mar.
    Com muito carinho BJS.

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria, boa noite, é com muita alegria que eu vejo alguma coisa minha publicado noutro blog,tenho que agradecer-lho por isso.
    Tenho tido alguma sorte por aqui na blogosfera tenho alguns seguidores,tenho bastantes amigos, e espero manto-los enquanto por aqui andar, espero por muito tempo.

    um beijinho grande,
    José.

    ResponderEliminar
  4. Lindo, Maria. Queria convidar pra ver meu novo vídeo no Blog: SENTIMENTOS.
    http://sentimentos-jacque.blogspot.com

    Bijo

    Jacque

    ResponderEliminar
  5. Bela escolha minha querida, o José merece esse prestígio por tanto carinho que dá a todos. Tenha uma boa noite minha linda. Bjs.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo