sábado, 3 de abril de 2010

Évora - Património da Humanidade


O nosso país tem belíssimos monumentos, cidades maravilhosas e paisagens sublimes que merecem ser visitadas e admiradas, mas como nem sempre é possível viajar, pelo menos podemos apreciar em fotografia, alguns desses locais espectaculares e que foram considerados pela "Unesco" como “Património da Humanidade”.

Património português classificado pela UNESCO como Património da Humanidade:


Hoje vou apresentar: o Centro histórico de Évora, classificado como “Património da Humanidade” em 1986.




O Centro Histórico de Évora é formado por ruas estreitas e uma série de travessas e largos, cerceados por muralhas medievais com uma extensão de mais de três quilômetros.




A catedral, fundada em 1186 e consagrada em 1204, a Sé Catedral de Évora, dedicada a Santa Maria, é a maior catedral medieval do país, e um incomparável exemplar da arquitectura de transição romano-gótica.




A um primitivo templo construído entre 1186 e os primeiros anos do século XIII, sucedeu-se o grandioso monumento que hoje existe, resultado essencialmente de duas notáveis campanhas da Baixa Idade Média. Tem planta de estilo românico, com estrutura e decoração góticas, estilo bem visível nas abóbadas e nos arcos ogivais.







O trecho arquitectónico mais emblemático do exterior da catedral é o zimbório, torre-lanterna do cruzeiro das naves erguida no reinado de D.Dinis, que é o ex-libris da catedral.




O Templo Romano de Évora também chamado de Templo de Diana, é um templo de estilo coríntio, construído no início do século I, d.C. O templo, construído em mármore e granito, é rodeado por colunas coríntias colocadas sobre um pódio que se encontra quase completo. As colunas da fachada desapareceram completamente, restando as seis da retaguarda e algumas das laterais. Localizado no Largo Conde de Vila Flor, encontra-se rodeado pela Sé de Évora, pelo Tribunal da Inquisição, pela Igreja e Convento dos Lóios, pela Biblioteca Pública e pelo Museu.




A Igreja da Graça, construída no século XVI, na época de Dom João III, esta igreja renascença de influência palladiana terá sido feita segundo o traço de Miguel de Arruda.




A praça do Giraldo ( o nome provém de Geraldo Sem Pavor, o conquistador da cidade no século XII).Antiga Praça Grande, foi aqui que se fez a primeira feira franca de Évora, durante o reinado de D. Dinis. Importante centro da cidade, era aqui que confluíam os centros religioso, comercial e político. A Praça acolhe importantes monumentos da cidade como a Igreja de Santo Antão, as arcadas ou a fonte henriquina.




A capela dos ossos, com a famosa inscrição: “Nós Ossos Que Aqui Estamos Pelos Vossos Esperamos”. Fica situada dentro da Igreja de São Francisco e foi construída no século XVII, por monges. A intenção era transmitir a idéia da transitoriedade da vida. Foi calculado que existam mais de 5000 ossos provenientes de vários cemitérios situados nas igrejas e conventos da cidade.




Influências da arte mourisca, bem visiveis no Palácio de D. Manuel




Évora, é cidade museu de inigualável beleza natural com uma vasta riqueza histórica, cultural e religiosa. As suas praças e monumentos contam episódios da história nacional.



Fotos: Pessoais
"Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro." (Albert Camus)

3 comentários:

  1. Olá amiga, é muito bom visitar seu blog, imagens lindas e uma cultura enorme.Parabéns.Arnoldo Pimentel

    ResponderEliminar
  2. Maria querida amiga...que maravilha!!! Adoro cidades assim...amei as imagens e me deu uma vontade imensa de visitar esta linda cidade.
    Beijos...

    ResponderEliminar
  3. Olá minha querida, desejo um resto de Santa Páscoa, com poucas amêndoas para não gastar dinheiro nos dentistas lol.
    Beijinhos de luz e paz

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.