quarta-feira, 28 de abril de 2010

Camélia a flor da fidelidade




A Camélia é um arbusto formado por uma folhagem brilhante que se mantém verde inclusive no Inverno, daí ser chamada a flor da fidelidade.


As suas flores são exuberantes e ao contrário da maior parte das flores, elas impõem a sua beleza numa época do ano em que as condições climatéricas se apresentam menos favoráveis, oferecendo nas estações frias do Outono e Inverno uma flor de incrível beleza que pode ser de cor branca, rosa, vermelha e matizadas de branco e vermelho.


São originárias da Ásia, as flores depois de apanhadas podem durar vários dias dentro de uma jarra com água, as folhas sendo muito resistentes e brilhantes, são muito decorativas e excelentes para colocar juntamente com outras flores, funcionando como acompanhamento em arranjos florais.


Reprodução: A camélia reproduz-se por sementes, estacas retiradas das pontas dos ramos de plantas adultas e sadias. Em viveiros, é possível adquirir mudas de camélia já crescidas, o que facilita bastante o cultivo.

Floração: Outono e Inverno


Solo: O solo deve ser fértil e bem drenado. Para o plantio em vasos, recomenda-se a seguinte mistura: 2 partes de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 1 parte de composto orgânico.

Temperatura e luz : O clima ideal para o cultivo é o ameno, pois a planta não adapta-se bem a temperaturas elevadas. Por outro lado, a camélia é bem resistente ao frio, inclusive às geadas. Pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar directa algumas horas por dia.


Rega: As regas devem ser frequentes nos primeiros meses após o plantio da muda e, depois, podem ser espaçadas, evitando o encharcamento do solo.



Podas: Para manter um visual equilibrado, principalmente na camélia cultivada em um jardim, recomenda-se uma poda de formação, após o término da floração. Retirar pequenos ramos da ponta ou do meio e colocar para enraizar em substrato tipo areia ou casca de arroz carbonizada, mantidas húmidas e à sombra. Os ramos da ponta produzem flores em 3 a 4 anos enquanto os do meio levam mais tempo.


Pragas e doenças: As camélias em geral; são bem rústicas e resistentes, mas em condições adversas podem ser atacadas por pulgões, cochonilhas e até por formigas que costumam atacar as folhas novas. Quanto às doenças, quando há excesso de água das regas, podem surgir doenças causadas por fungos, que aparecem na forma de manchas semelhantes à ferrugem nas folhas.


Dicas: Para afastar pulgões, ferver algumas folhas de arruda, coar e diluir em um pouco de água. Borrifar nas folhas e brotos atacados. O chá feito com folhas de losna combate pulgões e também cochonilhas.

Curiosidades: É a flor inspiradora do romance "A Dama das Camélias", de Alexandre Dumas Filho. Na linguagem das flores, as camélias brancas significam virtude despretensiosa e beleza perfeita, ao passo que as camélias cor-de-rosa representam a grandeza da alma e as camélias vermelhas o reconhecimento. A tradição popular fala de uma antiga rivalidade entre a Rosa e a Camélia por, a primeira, ser tão perfumada mas terrivelmente espinhosa e, a segunda, ser meiga mas ter um cheiro tão ténue, quase inexistente.



Fontes e Fotos: “Mundodeflores”, “Wikipedia”, PlantasdeInterior”, “JardimdeFlores”, outros net


16 comentários:

  1. Elas são lindas de verdade... Adorei, Maria!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Maria, que belas flores e ótimas dicas...me deu uma vontade imensa de plantar Camélias...para florirem no outono/inverno...amo flores...
    Beijos amiga...
    Valéria

    ResponderEliminar
  3. QUERIDA MARIA, MARAVILHOSA POSTAGEM...! AS FOTOS SÃO BELÍSSIMAS, AS TUAS PALAVRAS SUBLIMES...!
    ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII...!
    ABRAÇO-TE COM MUITO CARINHO,
    FERNANDINHA

    ResponderEliminar
  4. Adoro estas flores, por cá também as chamamos japoneiras, porque estão ligadas ao Japão.
    Depois em meu blo de memórias falarei de uma muito especial, pela alvura de suas flores.
    Adorei as formas e as cores.

    ResponderEliminar
  5. Maria
    Adoro flores e não podia ficar indiferente a este seu post. A camélia é, para mim, uma das mais bonitas flores, mas até mesmo só a folhagem é bonita. Ainda por cima esta flor reina quando as outras estão mais fracas e dão uma alegria muito especial ao Inverno.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. MARIA , ADOREI TUDO , SIM VOU CULTIVAR CAMÉLIA EM MEU SÍTIO ONDE EU MORO,GOSTARIA DE SER SUA AMIGA,SE VC ESTIVER ORKUT ME ADC: EDIR.DOURADA@YAHOO.COM.BR ,BJS

    ResponderEliminar
  7. lindo blog Maria , lindas flores e lindos dias para você!!

    ResponderEliminar
  8. maravilhosas suas camelias, gostaria que voce me desse dicas de como cuidar, pois ja plantei varias, enraizaram mas nao crescem, e depois de algum tempo morrem.o que devo fazer pricipalmente para que elas crescam?sempre coloco adubo organico.
    grata
    sonia

    ResponderEliminar
  9. Sonia eu gostaria muito de a ajudar, mas eu não sou expert neste assunto. Adoro flores e para além das fotografias gosto de incluir alguma informação sobre elas.
    Procurei na net e deixo abaixo 2 links de sites especialistas em plantas que talvez a possam ajudar.

    http://www.jardimdeflores.com.br/consultas.htm
    http://www.cultivando.com.br/duvidas_e_sugestoes.html

    Espero que consiga obter resposta às suas dúvidas.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  10. eu to querendo plantar uma muda dessa camélia em meu apartamento mas, não sei como tirar muda dela. tenho uma vizinha aqui que mora em casa e ela quer esperar a florada para me dar a muda mas não sabemos como tirar. Voce sabe como faço? obrigada

    ResponderEliminar
  11. Olá Maria
    Adorei seu blog, com todas as informações e lindas fotos de camélias.
    Sou praticante de Ikebana e sempre uso galhos de camélias para confecciona-las, pois acho lindas. Em uma das minhas ikebanas, um dos galhos começou a brotar, então resolvi plantá-lo. Ao buscar a forma correta para isso, encontrei seu blog. Como sou adepta da alimentação orgânica, inclusive com uma pequena horta em casa, adorei também suas dicas naturais para evitar pragas e doenças.
    Parabéns pela iniciativa e por compartilhar seus conhecimentos.
    Tânia

    ResponderEliminar
  12. Parabéns pelo seu blog.. tenho uma camélia em casa.. sempre fui apaixonada por essa flor.. mas ela não está florescendo.. já coloquei torna de mamona com farofa de osso e nada.. elas demoram muito pra abrir? puxa, eu tinha tanta expectativa porque a minha planta está cheia de botões.. aguardo suas dicas, se possível.. obrigada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Denise desculpe o meu atraso a responder, eu gostaria muito de ajudar, mas eu não sou expert neste assunto. Adoro flores e para além das fotografias gosto de incluir alguma informação sobre elas.
      Procurei na net e deixo abaixo 2 links de sites especialistas em plantas que talvez a possam ajudar.

      http://www.jardimdeflores.com.br/consultas.htm
      http://www.cultivando.com.br/duvidas_e_sugestoes.html

      Espero que consiga obter resposta às suas dúvidas.
      Beijinhos
      Maria

      Eliminar
  13. Gostei de sua postagem, suas dicas, brigada!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.