domingo, 17 de outubro de 2010

A Flor de Lótus

Sempre achei os Nenúfares flores magnificas, de uma beleza divinal. Lembro-me quando era criança e ia visitar algum jardim com os meus pais, se havia algum lago com nenúfares eu ficava maravilhada a olhar estas flores, que se encontravam dentro de água. Ficava pensando, "se um dia tiver um lago, vou lá colocar flores como estas!"


É claro que não consegui "arranjar" o lago, mas tenho a possibilidade de as ver quando quero navegando na NET, e para as ter sempre ao meu alcance decidi falar delas, e guardar aqui no "meu cantinho" fotografias destas lindíssimas flores.


O Nenúfar é também conhecido por Flor de Lótus, lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é nativa do sudeste da Ásia e Oceania.


Simboliza a pureza, beleza, graça, fertilidade, abundância, riqueza, sabedoria e serenidade.
A Flor-de-lótus é uma planta repleta de significados religiosos e míticos. No budismo, devido ao seu ciclo de vida, simbolizava a vida eterna e a renovação.


Na mitologia egípcia esta flor representava o nascimento do sol e de tudo o que se constrói a partir daí…


Era venerada pelos antigos egípcios como uma planta visionária e era um símbolo das origens da vida.


A Flor de Lótus é o símbolo da expansão espiritual, do sagrado, do puro.


Os antigos egípcios apreciavam a flor não apenas pelo seu cheiro agradável, mas também pelas suas qualidades curativas. Muitas imagens egípcias mostram mulheres segurando a flor, cheirando a sua fragrância divina.


Foram imortalizadas pelo célebre pintor Monet.


São plantas aquáticas perenes, rizomatosas com folhas e flores flutuantes, das quais a maior é a vitória-régia presente no rio Amazonas.



A flor de Lótus é venerada na Índia e no Japão como símbolo da espiritualidade; a semente de Lótus pode, por exemplo, ficar mais de 5.000 anos sem água, esperando a condição ideal de humidade para germinar. Ela nasce na lama e só se abre quando atinge a superfície, onde então mostra as suas luminosas e imaculadas pétalas, que são autolimpantes, isto é, têm a propriedade de repelir microrganismos e poeiras.


As suas folhas são grandes, arredondadas e levemente onduladas em direcção às bordas. A sua haste, muito comprida, pode alcançar mais de 1 metro acima do nível da água.


A Flor de lótus prefere cursos de água lentos ou lagoas de água doce, vivendo a pouca profundidade. Enraíza-se no fundo lodoso por um rizoma vigoroso. A sua folhagem e flores desaparecem no inverno.


As flores, formadas no verão, são muito belas e podem ter uma grande variedade de cores. Elas reflectem-se na água e as suas folhas criam um contraste com a superfície da água fazendo sombra e tornando-se o refugio para os peixes dos lagos.


Pode ser cultivada em lagos, tanques e espelhos de água, sempre com Sol. Se a água contiver peixes, deve evitar-se adubações pesadas, fazendo apenas uma fertilização leve caso seja mesmo necessário. Aprecia o frio leve, florescendo mais em climas amenos. Multiplica-se pela divisão da planta e por sementes.


Esta é uma das flores mais lindas do mundo. O botão da flor tem a forma de um coração, e as suas pétalas não caem quando a flor morre, apenas secam. A flor de lótus faz algo incrível, pois fecha-se ao anoitecer e submerge na água, para ao amanhecer emergir e florescer novamente, brindando o Sol com a sua beleza e o Sol, brinda a flor de Lótus, com o seu calor e a sua energia!


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.jardineiro.net/; http://www.allvaso.com.br/; http://davesgarden.com/; http://www.thegracefulgardener.com/; 1ms.net; outros net.

"Sempre há flores para aqueles que querem vê-las." (Henri Matisse)

9 comentários:

  1. Maria

    Para mim os nenúfares, ou flor do lótus são as flores mas interessantes que há, se vistas ainda que seja no teu interessante blog.
    Onde vi em maior quantidade, ao vivo foi num belíssimo parque de Sintra. Há anos que não passo lá, nem sei se, se manterá. Porém aqui, com as várias indicações gostei deveras da visita.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Que lindo esse post, Amélia!
    Como vc disse, aqui essas flores são veneradas.
    Eu fiz um post sobre elas, tem um vídeo com um passeio de barquinho que fiz no lago das lótus, posso deixar aqui o link pra vc ver?

    http://lostinjapan.portalnippon.com/2010/07/um-barquinho-e-um-lago-de-lotus-lost-in.html

    boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Para mim os nenúfares tambem são flores muito interessantes e de rara beleza.
    No entanto desconhecia que axistiam tantas variedades e tão belas.
    Foi um belo e enriquecedor passeio por um jardim tão maravilhoso.

    ResponderEliminar
  4. Eu voltei amada.
    Aqui, sempre lindo e perfumado.
    Parabéns pelo bom gosto.
    Um beijo grande.

    ResponderEliminar
  5. Quem não gosta de flores? Eu acho que ninguém.
    Eu quando vejo estes maravilhosos nenúfares fico imaginando um dia deixar a minha alma caminhar sobre eles, assim como uma libelinha, e você minha linda me faz sonhar de cada vez que aqui venho.
    Beijinhos de luz e muita paz

    ResponderEliminar
  6. Adoro nenufares...o ano passado passei férias na Dinamarca, perto de casa tinha um grande lago cheio deles, passei horas olhando-os...cada dia surgiam novos, que saudade!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Adorei as fotos, porque adoro as flores.
    Elas são a natureza poética do mundo.
    Quase senti o perfume delas tal a beleza das cores.

    ResponderEliminar
  8. Olá querida

    São lindas, a natureza nos surpreende a cada minuto.
    A flor de lótus tem uma beleza incomum.

    Com muito carinho BJS.

    ResponderEliminar
  9. [b]OI QUERIDA MUITO LINDAS ESTAS FLOR EU FIQUEI
    EM CANTADA COM ELAS EU AMO FLORES SO A NATUREZA
    PRA FAZER ESTAS COISA NE UM ABRAÇO FICA COM DEUS

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.