08/01/2010

Bora Bora - “ A Rainha do Pacífico”


Viajar sem sair de casa
Por vezes não é possível viajar, as razões podem ser várias, falta de dinheiro, de saúde, idade avançada, enfim podem existir diferentes factores e motivos. No entanto, isso não deve ser impeditivo de conhecer novos locais e costumes, podemos viajar sem sair da nossa cadeira, vendo fotografias que nos transportam, se assim a nossa predisposição quiser, a lugares longínquos.
Para todos os que gostam de viajar, nem que seja através da imaginação, vou passar a colocar no meu blog fotos e informações, que nos vão permitir conhecer um pouco mais outras terras e culturas.


Hoje vamos viajar até Bora Bora .

Boa viagem!


Foto: Net

Os Bora Bora é uma ilha na Polinésia Francesa no meio do Oceano Pacifico, a 230 km a noroeste de Papeete (Taiti), a capital da Polinésia Francesa sendo por muitos considerada uma das mais belas ilhas do Pacífico.


Foto: Net

Encontra-se rodeada por uma multicolorida lagoa delimitada por um recife de coral de onde sobressaem algumas pequenas ilhotas, os motus. No interior deste arco erguem-se dois picos, o Monte Pahia e o Monte Otemanu, este último com 727 m de altitude (o ponto mais alto da ilha), reminiscências de um vulcão entretanto extinto.

Foto: Net

A maior cidade de Bora Bora é Vaitape, que juntamente com outras comunidades, tiram a sua subsistência do mar e das palmeiras, de onde é extraído a copra, polpa seca do coco usada para o fabrico de sabão e muitos tipos de alimentos, como a manteiga e o chocolate.

Apesar do francês e do taitiano serem as principais línguas faladas pelos habitantes, as pessoas que contactam mais com os turistas possuem na generalidade bons conhecimentos de inglês.


Foto: Net

O clima é tipicamente tropical. A época das chuvas vai de Dezembro a Abril. As tempestades tropicais são breves e dão lugar a um sol radioso. De Julho a Outubro é época seca, mas as noites tendem a ficar mais frescas. A temperatura é amena e varia entre os 24 e os 28º centígrados.

A ilha depende essencialmente do turismo, os principais atractivos de Bora Bora, são o seu anel de águas claras e os motus - ilhotas sobre os recifes desabitados, com muitas palmeiras e areia branca, cercadas por águas cristalinas.


Foto: Net

O Hotel Bora Bora foi o primeiro na Polinésia Francesa a construir bungalows sobre a água (over-the-water). Actualmente, este tipo de habitação é a principal atracção dos resorts em Bora Bora, estas cabanas privadas têm uma vista espectacular e proporcionam acesso fácil à água, sendo os seus preços variáveis: existem desde as mais simples até ás mais luxuosas e que consequentemente com um preço elevado.


Foto: Net

A não perder uma visita às baías de Vairau, Faanui e Poofai, ir a Punta Matira, a melhor praia da ilha, assistir a um show de dança típica e jantar no famoso restaurante do hotel Bora Bora Lagoon, reconhecido como a melhor cozinha da Polinésia Francesa.


Foto: Net

Relativamente à gastronomia, existe na ilha uma boa oferta de restaurantes, onde os pratos com peixe grelhado e os mariscos são as estrelas. Para além da cozinha tradicional, todos os bons restaurantes incluem nas suas sugestões pratos típicos das cozinhas francesa, italiana e até japonesa.

As condições para a prática do mergulho são excepcionais: água quente e transparente, diversidade de locais, de ecossistemas e de tipos de mergulho. A lagoa de águas esmeraldas e cristalinas rodeada pela barreira de recifes de coral é o lar de muitas espécies marinhas.


Foto: Net

A estrada que contorna o litoral é quase sempre plana, o que torna muito fácil alugar uma bicicleta para usufruir a paisagem tropical. No interior da ilha procure as plantações de ananases, os vestígios de maraés - locais de culto dos antepassados polinésios - e o contínuo de vegetação tropical. Alguns dos atractivos turísticos mais importantes são o Museu da Marinha, o Bora Bora Parasail, e o Bora Bora Exotic Lagoonarium.

Foto: Net

Areias muito brancas, um mar pintado por um chão de corais, coqueiros e vegetação tropical, é um mundo de luxo exotismo e beleza onde se encontram algumas das mais belas praias do planeta.


Foto: Net

A ilha de Bora Bora é um paraíso na Terra. O verde-esmeralda das águas tranquilas do Pacífico confunde-se com o azul intenso do céu, com os matizados da vegetação e com o branco da areia, que juntamente com o cheiro do mar, os raios de sol e o som da natureza completam a onda de exotismo e beleza única numa conjugação verdadeiramente excepcional de tirar a respiração.


Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Bora Bora - “ A Rainha do Pacífico”

Fontes:Wikipedia;http://www.milmaravilhas.net/bora-bora/;janelanaweb.com/;www.destinosdeviagem.com/;www.luxtravel.pt/; Enciclopédia Larousse,outros.

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo