sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Bora Bora - “ A Rainha do Pacífico”


Viajar sem sair de casa
Por vezes não é possível viajar, as razões podem ser várias, falta de dinheiro, de saúde, idade avançada, enfim podem existir diferentes factores e motivos. No entanto, isso não deve ser impeditivo de conhecer novos locais e costumes, podemos viajar sem sair da nossa cadeira, vendo fotografias que nos transportam, se assim a nossa predisposição quiser, a lugares longínquos.
Para todos os que gostam de viajar, nem que seja através da imaginação, vou passar a colocar no meu blog fotos e informações, que nos vão permitir conhecer um pouco mais outras terras e culturas.


Hoje vamos viajar até Bora Bora .

Boa viagem!





Os Bora Bora é uma ilha na Polinésia Francesa no meio do Oceano Pacifico, a 230 km a noroeste de Papeete (Taiti), a capital da Polinésia Francesa sendo por muitos considerada uma das mais belas ilhas do Pacífico.




Encontra-se rodeada por uma multicolorida lagoa delimitada por um recife de coral de onde sobressaem algumas pequenas ilhotas, os motus. No interior deste arco erguem-se dois picos, o Monte Pahia e o Monte Otemanu, este último com 727 m de altitude (o ponto mais alto da ilha), reminiscências de um vulcão entretanto extinto.




A maior cidade de Bora Bora é Vaitape, que juntamente com outras comunidades, tiram a sua subsistência do mar e das palmeiras, de onde é extraído a copra, polpa seca do coco usada para o fabrico de sabão e muitos tipos de alimentos, como a manteiga e o chocolate.

Apesar do francês e do taitiano serem as principais línguas faladas pelos habitantes, as pessoas que contactam mais com os turistas possuem na generalidade bons conhecimentos de inglês.




O clima é tipicamente tropical. A época das chuvas vai de Dezembro a Abril. As tempestades tropicais são breves e dão lugar a um sol radioso. De Julho a Outubro é época seca, mas as noites tendem a ficar mais frescas. A temperatura é amena e varia entre os 24 e os 28º centígrados.




Verdadeiro paraíso terrestre é um dos locais ambicionados por todos como o destino perfeito para umas férias mais do que perfeitas, absolutamente divinais.




A ilha depende essencialmente do turismo, os principais atractivos de Bora Bora, são o seu anel de águas claras e os motus - ilhotas sobre os recifes desabitados, com muitas palmeiras e areia branca, cercadas por águas cristalinas.




O Hotel Bora Bora foi o primeiro na Polinésia Francesa a construir bungalows sobre a água (over-the-water). Actualmente, este tipo de habitação é a principal atracção dos resorts em Bora Bora, estas cabanas privadas têm uma vista espectacular e proporcionam acesso fácil à água, sendo os seus preços variáveis: existem desde as mais simples até ás mais luxuosas e que consequentemente com um preço elevado.



A não perder uma visita às baías de Vairau, Faanui e Poofai, ir a Punta Matira, a melhor praia da ilha, assistir a um show de dança típica e jantar no famoso restaurante do hotel Bora Bora Lagoon, reconhecido como a melhor cozinha da Polinésia Francesa.




Relativamente à gastronomia, existe na ilha uma boa oferta de restaurantes, onde os pratos com peixe grelhado e os mariscos são as estrelas. Para além da cozinha tradicional, todos os bons restaurantes incluem nas suas sugestões pratos típicos das cozinhas francesa, italiana e até japonesa.




Também se podem realizar excursões em terra, como passeios de todo-o-terreno pelos montes para apreciar a vista e visitas às antigas fortificações da Segunda Guerra Mundial.

As condições para a prática do mergulho são excepcionais: água quente e transparente, diversidade de locais, de ecossistemas e de tipos de mergulho. A lagoa de águas esmeraldas e cristalinas rodeada pela barreira de recifes de coral é o lar de muitas espécies marinhas.




A estrada que contorna o litoral é quase sempre plana, o que torna muito fácil alugar uma bicicleta para usufruir a paisagem tropical. No interior da ilha procure as plantações de ananases, os vestígios de maraés - locais de culto dos antepassados polinésios - e o contínuo de vegetação tropical. Alguns dos atractivos turísticos mais importantes são o Museu da Marinha, o Bora Bora Parasail, e o Bora Bora Exotic Lagoonarium.




Além do mar, Bora Bora também compreende vários lagos de igual beleza. As águas azul-turqueza “puxam” ao mergulho, as areias brancas pedem descanso e as palmeiras dão o toque final numa paisagem de total exotismo.



Areias muito brancas, um mar pintado por um chão de corais, coqueiros e vegetação tropical, é um mundo de luxo exotismo e beleza onde se encontram algumas das mais belas praias do planeta.




Considerada a pérola do Pacífico Sul, a ilha de Bora Bora é um local de sonho onde a beleza natural transparece em todos os sentidos.



A ilha de Bora Bora é um paraíso na Terra. O verde-esmeralda das águas tranquilas do Pacífico confunde-se com o azul intenso do céu, com os matizados da vegetação e com o branco da areia, que juntamente com o cheiro do mar, os raios de sol e o som da natureza completam a onda de exotismo e beleza única numa conjugação verdadeiramente excepcional de tirar a respiração.

Fontes:Wikipedia;http://www.milmaravilhas.net/bora-bora/;janelanaweb.com/;www.destinosdeviagem.com/;www.luxtravel.pt/; Enciclopédia Larousse,outros.


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.




scrapsonline.com.br

"A natureza reservou para si tanta liberdade que não a podemos nunca penetrar completamente com o nosso saber e a nossa ciência. "( Johan Wolfgang Von Goethe )

2 comentários:

  1. PERFEIITOOOOOOOO! EU VOU LÁ DAKI A 2 ANOS :D kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito, me ajudou bastante e falou de tudo que precisei pro meu trabalho.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.