quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O Alho na Saúde


O alho (Allium Sativum) é originário da Ásia Central e desde a Antiguidade que se acredita nos benefícios que o alho traz para a saúde humana. As culturas egípcia, indiana, grega e romana tinham a visão de que o alho continha propriedades profiláticas e terapêuticas.
Na antiga China e na Índia, era utilizado para diminuir a coagulação sanguínea, e no Egipto e na Grécia era considerado afrodisíaco.


No século XIX Louis Pasteur, grande químico francês, demonstrou as propriedades anti-sépticas do alho.
Nos últimos anos os cientistas começaram a estudá-lo mais intensamente.
Regra geral quase todos nós utilizamos os dentes de alho na nossa alimentação como tempero, a verdade é que ele tem mais propriedades agradáveis além do paladar.

O Alho pode ser consumido sob dois tipos de receitas: as dos médicos e as de cozinha, porque é um dos produtos mais prescritos pelos naturistas e um dos condimentos mais populares da dieta mediterrânea.


Principais benefícios atribuídos ao consumo regular de alho:

- Aumenta a longevidade
- Reduz os riscos de enfarte
- Favorece o bom funcionamento do sistema imunológico
- Reduz a glicose sanguínea
- Reduz o colesterol LDL (Ruim)
- Aumenta o colesterol LDL (Bom)
- Combate bactérias e vírus
- Previne certos tipos de cancro
- Melhora a qualidade de vida

Inconvenientes:

- Causa mau hálito
- Pode causar indigestão, especialmente se ingerido cru.

As aplicações do alho regra geral são as seguintes:
Antibiótica
Anti-inflamatória
Anti-microbiana
Anti-asmática
Anti-oxidante
Anti-cancerígeno
Protector cardiovascular

As patologias ou sintomas a serem tratados pelo alho são muito vastos, mas pode-se resumir a sua eficiência em:

Distúrbios gastrointestinais, colesterol elevado, tensão arterial elevada, asma, bronquite, gripe, dores de dentes e mais recentemente os estudos comprovam a sua eficácia em cancro da mama e prestara.
O seu uso excessivo ou em dosagens elevadas pode causar má digestão e irritabilidade da mucosa gástrica.

Algumas formas de uso e de como conservar o alho:
1. Colocar os dentes de alho descascados dentro de um frasco de vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser usado depois como molho para saladas.

2. Para facilitar o trabalho, amassar os dentes de alho com sal e guardar num frasco bem fechado, no frigorífico. Assim, quando for preciso ele já estará pronto a ser utilizado.

3. Deixar os dentes de alho de molho em água durante dez minutos antes de usar. As cascas soltam-se fácilmente e não ficará com cheiro de alho nas mãos.

O alho é um dos alimentos mais acessíveis, saudáveis e também essencial na confecção de um bom prato. Ele dá um toque e aroma especial na maioria dos pratos da nossa culinária.

Fontes: “Saúde e Ciência”, “site médico” , "Nutriciência" e outros artigos sobre a importância do alho.

Consulte sempre seu médico e/ou nutricionista para uma alimentação adequada as suas reais necessidades.



"Se alguém procura a saúde, pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença; em caso contrário, abstém-te de o ajudar." (Sócrates)


2 comentários:

  1. - Quem me dera!... humilde mortal,
    escrever ou falar;
    estou tão perto e ao mesmo tempo tão distante da Mãe Natureza; aprendi tão pouco, quase nada sobre a Imensa Sabedoria Dessa Deusa Infinita !!! (Valdir Justo: eu me chamo "suco Verde Vitaminado" - e o licor de alho com Ele estou integrado).

    ResponderEliminar
  2. É bom refletir: dentro do nosso mundo chamado terra existem muitos mundos; alguns pequenos, outros maiores, porém são, no meu modo de interpretar, patamares assim como os povoados, os vilarejos, enfim que estão todos ao alcance do nosso Ser. Eis aí um bom tema para refletir !
    (De valdir Justo... "como alho, assado, cozido, cru ou ensopado, mas não deixe de consumí-lo; o seu benefício é imenso e vai ajudá-lo muito no dia a dia!!!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.