17/09/2009

CHILE


Viajar sem sair de casa
Por vezes não é possível viajar, as razões podem ser várias, falta de dinheiro, de saúde, idade avançada, enfim podem existir diferentes factores e motivos. No entanto, isso não deve ser impeditivo de conhecer novos locais e costumes, podemos viajar sem sair da nossa cadeira, vendo fotografias que nos transportam, se assim a nossa predisposição quiser, a lugares longínquos.
Para todos os que gostam de viajar, nem que seja através da imaginação, vou passar a colocar no meu blog fotos e informações, que nos vão permitir conhecer um pouco mais outras terras e culturas.


Hoje vamos viajar até … Chile.

Boa viagem!

Foto:http://8-themes.com

O Chile (cujo nome oficial é República do Chile) é um país localizado na costa do oceano Pacífico fazendo fronteiras com o Peru, Bolívia e Argentina. Inclui também algumas ilhas oceânicas: a Ilha de Páscoa, a ilha Sala y Gómez, o Arquipélago Juan Fernández e as Ilhas Desventuradas. Também no Chile está o que é considerado o lugar mais seco do planeta: o Deserto do Atacama, de 200 km de extensão, localizado em San Pedro do Atacama.




A sua língua oficial é o espanhol e sua moeda o peso chileno. A capital administrativa é Santiago, que está a 520 metros de altura, próximo à Cordilheira dos Andes sendo a principal cidade do Chile comercialmente e culturalmente. No verão, quando a temperatura média é de 22ºC.


Foto: Wikipedia_Victor San martin

No inverno, a temperatura fica poucos graus acima de zero, o que dá à cidade novo atractivo, tornando-a ponto de partida para as estações de esqui. Entre seus atractivos estão inúmeros parques, museus, igrejas e uma intensa vida noturna.


Foto: Wikipedia_Valost


A geografia do Chile é extremamente distinta, visto a abrangência de diversas latitudes em seu território, o que lhe confere diferentes tipos de clima, vegetação e distribuição populacional. Ao passo que, ao norte, encontra-se o mais árido deserto do planeta (Atacama), ao sul encontram-se geladas florestas húmidas, na chamada Patagônia Chilena.

Esta variedade climática é atenuada de um extremo ao outro do território chileno pela influência moderadora do oceano Pacífico, que, percorrido pela corrente marinha fria de Humboldt, mantém relativamente baixas as temperaturas ao norte do paralelo 40º.

O país está localizado sobre a placa tectônica de Nazca, muito ativa, o que ocasiona violentos terremotos e maremotos - inclusive o maior terremoto já registrado na história, que atingiu 9,5 graus na escala Richter na região de Valdivia, em 1960.

A sua hidrografia é cheia de rios curtos e sem nenhum afluente de cada um deles. A pequena distância que existe entre a cordilheira dos Andes e o oceano determina a configuração de uma rede hidrográfica de rios curtos e pouco articulados (correm paralelamente uns aos outros).

O Chile é conhecido por suas paisagens românticas e inspiradoras que variam dramaticamente desde a Patagonia até o Deserto de Atacama.


Foto:http://123hdwallpapers.com

ou as frias paisagens da Antártica.


Foto: http://hdw.eweb4.com


Parque Nacional Torres del Paine
Está localizado na Região de Magalhães ao sul da Patagónia chilena. É considerado um dos parques mais impressionantes do sul do Chile. Fundado como parque no final da década de 1950, foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1978.

Valparaíso
Valparaíso caracteriza-se por ser uma cidade que resvala dos morros em direção ao mar. São 42 morros e colinas na cidade. Muitos deles apresentam particularidades que não se repetem em outros. A Área Histórica de Valparaíso foi declarada como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2003.

Patagónia Chilena
Compreende a extremidade meridional de Valdívia, a região de Los Lagos, no lago Llanquihue, Chiloé, Puerto Montt e o sítio arqueológico de Monte Verde, bem como as ilhas a sul das regiões de Aisén e Magallanes, incluindo o lado ocidental da Terra do Fogo e do Cabo Horn.


Foto: Freewalppaper.com

Fontes e Fotos: Wikipedia; wanderlustimages.com; www.visitchile.com/; www.virtualtourist.com; www.patagonia-chile.com/; Flickr; http://www.hdwallpapersinn.com, 1ms.net; ttp://hdw.eweb4.com; 1zoom.net; http://8-themes.com; http://123hdwallpapers.com; outros


Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Chile

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo